RMC

Prefeitura contrata empresa de agricultura familiar para fornecer alimentos orgânicos para merenda escolar

Além de melhoria na qualidade dos produtos fornecidos, que são de origem orgânica, contratação gerou economia aos cofres públicos

 

A qualidade da merenda servida às crianças da rede pública de ensino é uma preocupação constante da Prefeitura de Nova Odessa. Com o objetivo de melhorar o serviço, a Administração contratou uma empresa de agricultura familiar para fornecer alimentos orgânicos para o preparo das refeições. Além de valorizar os produtores da região, a medida também gerou economia aos cofres públicos, já que os produtos são em média 23% mais baratos que os encontrados no mercado.

 

A contratação da empresa foi feita através de licitação para a aquisição de hortifrutigranjeiros provenientes diretamente de empresas de Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural, atendendo a Lei nº 11.947/2009 e Resolução FNDE nº 04/2015. “Já tínhamos tentado realizar a contratação anteriormente, mas infelizmente não tivemos interessados nos processos licitatórios abertos na época”, explicou o secretário de Administração, Júlio César Camargo.

 

A Prefeitura contratou a Cooperacra (Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecologia de Americana), responsável pelo fornecimento de frutas e legumes, além de milho de pipoca e de canjica, todos de origem orgânica, para uso na merenda escolar.

 

De acordo com o secretário, além do estímulo à alimentação saudável com o fornecimento de produtos orgânicos, a contratação vai gerar ainda economia aos cofres públicos. “Os preços dos produtos estão em média 23% mais em conta em relação a produtos de mesma origem (orgânica) encontrados no mercado”, afirmou.

 

Coordenadora do setor de Alimentação Escolar de Nova Odessa, a nutricionista Juliana Aparecida Pissaia Savitsky, destacou que nos últimos anos a Administração tem realizado inúmeras ações que proporcionem uma alimentação mais saudável às crianças, como redução do sódio nos alimentos, uso de 80% dos produtos in natura, elaboração de cardápios especiais para alunos com problemas de saúde, capacitação de merendeiras, auxiliares de serviços e profissionais da Educação, entre outras medidas.

 

A contratação desta empresa certamente vai gerar ganhos para nossos alunos, que terão alimentos de melhor qualidade em suas refeições e, consequentemente, ganhos em saúde”, disse.

 

Foto: Osnei Réstio

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br