Prefeito Gabriel Ferrato de Piracicaba dá posse ao novo presidente da ComEmprego


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Piracicaba e vice presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba, Milton Costa, é o novo presidente da Comissão Municipal de Emprego. Substituirá João Carlos Goia, diretor do SENAC. A transmissão do cargo foi feita pelo prefeito Gabriel Ferrato, na tarde desta segunda-feira, no Gabinete. A posse foi prestigiada pelo secretário municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Carlos Beltrame e diversos sindicalistas.

Goia disse que a função da ComEmprego é importante para a dinâmica do trabalho de interlocução e diálogo, principalmente para ajudar o trabalhador desempregado. Por outro lado Milton Costa defende a unidade de todos os segmentos para enfrentar o momento econômico difícil que o país atravessa. “Estar à frente da ComEmprego é um desafio que quero enfrentar e construir uma melhor oportunidade social. Acredito que Piracicaba tem instituições sólidas e organizadas e poderemos modificar este quadro”.

O prefeito Gabriel Ferrato disse que o novo presidente da ComEmprego “está preparado e tem qualificação para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, ressaltando que Piracicaba, hoje, é referência estadual “no trabalho compartilhado”, que envolve o Poder Público, os trabalhadores e os empregadores, nas discussões de políticas públicas voltadas à geração de trabalho e renda. Também garantiu que a Secretaria de Trabalho e Renda vai manter esta relação e a política de qualificação e empregabilidade.

Ferrato diz que o país atravessa um momento econômico muito difícil com recessão e desemprego, culminando por exemplo, com redução do emprego nos mais diversos setores. “Os efeitos são claros e o pior cenário é o desemprego, por causar um desalento em toda família. Sem contar o aumento pelas demandas dos serviços públicos, exigindo mais recursos. Mesmo diante desse quadro trabalhamos para que a cidade seja atrativa, sem reduzir os investimentos, principalmente nas áreas de saúde e educação e na infraestrutura, como por exemplo, a construção de novos corredores preferenciais de ônibus.

A ComEmprego foi criada pelo Decreto Municipal 7.292, de 3 de julho de 1996 e desde sua criação, atua ininterruptamente, discutindo e se posicionando sobre assuntos relacionados ao emprego. É composta por Trabalhadores, Poder Público e Entidades Patronais.

 

Constituição da ComEmprego

 

Bancada do Poder Público

* Secretaria Municipal do Trabalho e Renda – SEMTRE

* Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho – SERT

* Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDEC

* Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES

* Secretaria Municipal de Governo – SMG

* Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMA

 

Bancada dos Empregados– Trabalhadores

* Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Alimentação e Afins de Piracicaba e Região – STIAP

* Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Piracicaba e Região – SEEBP

* Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba – SECOPI

* Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba – SINTIPEL

* Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário de Piracicaba – SINTICOMPI

* Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho – STMP

 

Bancada dos Empregadores – Patronal

* Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP

* Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba – CDL

* Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI

* Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

* Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras – SIMESPI

* Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Piracicaba – SENAC

Comentários