24Horas RMC

Planeta Júpiter pode ser observado no OMA

Até o mês de agosto, as pessoas poderão observar pelo potente telescópio do OMA (Observatório Municipal de Americana) o maior planeta do sistema solar, Júpiter. As sessões públicas acontecem às sextas-feiras, das 19 às 22 horas.

A olho nu ele é facilmente identificado a Leste e, no telescópio, a visão do planeta é uma experiência única. De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, não há quem fique indiferente ao globo luminoso entrecortado por faixas claras e escuras e emoldurado por quatro brilhantes satélites. “O ‘Rei dos Planetas’, assim chamado em razão do seu gigantesco volume, no qual caberiam 1.300 planetas Terra ou todos os planetas reunidos, é considerado pelos astrofísicos como o mais importante membro do sistema solar. Isto porque, entre outras coisas, se esse gigante gasoso fosse quatro vezes maior, seria uma estrela ,em razão da pressão que os gases, hidrogênio e hélio, principalmente, exerceriam sobre seu núcleo, fazendo iniciar o processo da fusão nuclear.  Por isso, é comum os astrônomos considerarem Júpiter como ‘uma estrela que não deu certo”, explicou o astrônomo. Na mitologia, Júpiter – ou Zeus, dos gregos – era o deus supremo, filho de Saturno (Cronos) e Réia. Sua principal função era manter a harmonia e a ordem no mundo.

Além das observações de Júpiter, diversos outros astros serão mostrados ao público ao longo do outono, tais como estrelas duplas, nebulosas e aglomerados estelares. O OMA, órgão da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), abre ao público desde que tenham condições atmosféricas favoráveis. A entrada é franca e deve ser feita pelo portão principal do Jardim Botânico (Rua Abrahim Abrahão, s/nº, Pq Residencial Nardini). O acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula é proibido, mas os pequenos podem também observar o céu pelos telescópios externos, colocados no pavimento superior para essa finalidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br