24Horas Piracicaba Santa Bárbara d´Oeste

PJ-MAIS/Piracicaba: um projeto para fazer a diferença na vida dos jovens de Tupi

O primeiro núcleo do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) fora da Grande São Paulo está se fortalecendo, a cada novo encontro de seu grupo gestor. Ontem (11), a Comissão de Elaboração do Projeto de Piracicaba (SP) se reuniu para discutir as atividades que nortearão os diálogos com professores, estudantes e moradores do Distrito de Tupi sobre a proposta de construção coletiva do polo, além de acompanhar uma apresentação da entidade captadora de recursos.

Os educadores da Escola Estadual Pedro de Mello, local das duas últimas reuniões, vão ser ouvidos primeiro, no próximo dia 27, pois são os responsáveis pelo processo de ensino/aprendizagem do público-alvo do PJ-MAIS. “Temos como missão fazê-los entender que a colaboração com o núcleo não será um trabalho a mais para eles e que essa participação será fundamental para o crescimento de seus alunos”, disse a coordenadora de projetos, Laís Ferraz de Camargo, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

“Já nosso grupo não vai somente apresentar a proposta do PJ-MAIS aos jovens [em 12 de agosto], mas envolvê-los na construção conjunta do projeto, coletando ideias para deixá-lo mais atrativo. Ainda faremos uma atividade de provocação com os estudantes, para coletarmos informações do que eles conhecem sobre o bairro que poderia ser agregado na proposta, o que também pode estimular uma maior participação da comunidade”, informou a bióloga, Elizabeth da Silveira Nunes Salles, representante da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Membro do grupo que discutiu as formas de apresentação do núcleo para os habitantes de Tupi, Simone Dias ressaltou a importância da valorização do conhecimento local. “A comunidade precisa se sentir parte do projeto para poder contribuir. Têm algumas pessoas daqui que acredito que gostariam de compartilhar suas experiências com os alunos; elas seriam muito úteis nas oficinas”, comentou a secretária da associação de moradores, enfatizando que “a proposta de cocriação do polo deve ser o maior atrativo do diálogo com a comunidade [que será em 17/08]”.

“Com mais de 40 anos na área de captação de recursos, posso afirmar que, se tivermos um bom projeto, o dinheiro para executá-lo sai”, ressaltou Rosa Morais, secretária da Agenda 21 de Piracicaba e representante da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Pira 21, que apresentou as opções de financiamento para o PJ-MAIS do interior do Estado, logo no início da reunião.

Essa construção coletiva do núcleo da Estação Experimental de Tupi está sendo coordenada por Instituto Florestal (IF) e Instituto Auá, em parceria com representantes do poder público, privado, terceiro setor e da sociedade civil da região, que objetivam contribuir com a formação integral de estudantes do Ensino Médio, com ênfase na educação ecoprofissional, visando à transição para sociedades sustentáveis e o desenvolvimento local.

A Maestrello Consultoria Linguística está colaborando nas áreas de Empreendedorismo, Literatura/Linguística e Comunicação para a sustentabilidade. “No próximo encontro vamos detalhar o projeto escrito, que está sendo construído a muitas mãos, por instituições que querem fazer a diferença na vida desses jovens”, destacou a coordenadora do PJ-MAIS piracicabano, Maria Luísa Bonazzi Palmieri.

 

Mais informações: (19) 3438-7116 ou eetupi.if@gmail.com

Juan Piva

MTB – 67.378/SP

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br