Piracicaba

Piracicaba receberá mestre de Singapura que ensinará prática oriental que alivia o estresse e aumenta a disposição

Evento de Qi Gong (Chi Kung) será realizado no dia 05 de Agosto no Espaço Viva Com Ciência 

A cidade de Piracicaba-SP irá receber um workshop com a participação do convidado internacional, o mestre Sim Soon Hock, no dia 05 de agosto. O Revigore Sua Energia, será realizado no Espaço Viva Com Ciência das 9h às 17h. Neste dia, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Qi Gong (Chi Kung) e realizar práticas que prometem trazer mais vitalidade, disposição, aliviando dores e tensões.

O Qi Gong (Chi Kung) é uma prática terapêutica em que se realizam movimentos corporais combinados com a respiração. Ela está profundamente ligada às teorias da Medicina Tradicional Chinesa e utiliza a teoria dos meridianos e pontos de acupuntura para exercitar o corpo e a mente.

O que os orientais chamam de “Qi” (Chi) pode ser traduzido por energia vital. “Qi” é algo que existe na natureza e toda pessoa tem, pois a vida e todas as coisas são geradas a partir do “Qi”, ou seja, de energia. “Um aperto de mão, uma troca de olhares, uma explosão de raiva, um tapinha nas costas, uma boa massagem, todos esses atos estão plenos de “Qi”, explica Sim Soon Hock.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o “Qi” vem do ar que respiramos, da comida que comemos, do ambiente onde vivemos, das relações que travamos na família, no trabalho e na sociedade. Quando uma mãe ou um pai pegam seu bebê no colo, há nesta relação a circulação desse “Qi”.

Por outro lado, quando uma pessoa fica irritada com alguém no trabalho, esse sentimento também está pleno de “Qi”. Porém, essa energia pode ser prejudicial, se não for corretamente direcionada. Segundo o mestre de Qi Gong, é possível usar o pensamento para estimular a energia. Ele conta que essa técnica milenar pode  ajudar a desbloquear as áreas de tensão. “Quando a energia volta a fluir, podemos relaxar os nossos nervos e nosso cérebro. Assim, o estresse e a ansiedade diminuem naturalmente”, afirma.

Com o Qi Gong todos os sistemas do corpo são exercitados, os órgãos internos são suavemente massageados, as circulações de sangue e linfa são estimuladas, a capacidade respiratória é expandida suavemente e as articulações são exercitadas.

A terapeuta e massagista Maria Ângela Almeida teve a primeira experiência com o Qi Gong há cerca de dois anos. Ela havia parado de fazer academia e sentia que seu corpo pedia algo diferente. “Comecei a praticar com frequência, o que me proporcionou relaxamento e leveza corporal, percebi que os fluxos de energia desbloquearam e senti meu corpo mais desinchado”, conta.

Silvia Felipetti, Gerente de Mudanças Organizacionais participou de uma aula de Qi Gong e conta que foi uma experiência que lhe trouxe equilíbrio, autoconhecimento e respeito ao corpo e a mente. “Acredito que tudo começa de cada um de nós. Sempre precisamos nos aprimorar em busca de sermos melhores para conosco, para nossa família, amigos e assim poder contribuir para um mundo melhor”, destaca.

“O Qi Gong me trouxe equilíbrio, autoconhecimento e sentimento de respeito ao meu corpo e mente”, diz Silvia Felipetti

O corpo é um sistema muito sofisticado, que é capaz de se manter equilibrado e se autocurar. A professora de Educação Física e instrutora de Qi Gong Analicia Foltran afirma que se temos maus hábitos em nossas vidas, o sistema do nosso corpo acaba sendo danificado. “Por isso, para manter a saúde, a primeira coisa a fazer é adotar hábitos de vida mais saudáveis. Quando mudamos nossos hábitos, os bons resultados da prática do Qi Gong são potencializados. O mais importante é permitir que a energia circule novamente para restituir o sistema de autocura”, conclui a especialista.

 

Serviço

REVIGORE SUA ENERGIA – workshop de Qi Gong. Práticas orientais com o convidado internacional, o mestre Sim Soon Hock

  • Data: 05 de Agosto – das 9h às 17h –  Piracicaba – SP
  • Local: Espaço Viva Com Ciência (Rua José Benitez Gregório, 600. Bairro Dois Córregos)
  • Mais informações e inscrições em: www.lp.adlumen.com.br

 

Sobre os Facilitadores

Sim Soon Hock

Natural de Singapura, é estudioso e palestrante de Filosofia Oriental. Vem se aprofundando no estudo do Qi Gong há mais de 30 anos.  É o criador da técnica do Dao Yin Qi Gong (Qi Gong dos 5 elementos).

Desde 1996, vem divulgando ensinamentos com foco em autoconhecimento, educação ética, virtude e filosofia de vida em diversas cidades do Brasil, principalmente no estado de São Paulo. Esse contato constante com o país lhe possibilitou um conhecimento mais amplo da realidade brasileira.

O objetivo de todo seu trabalho, tanto no Brasil como também na Ásia, é despertar a consciência humana por meio da educação de valores éticos. Seu maior anseio é contribuir para promover a melhoria dos relacionamentos humanos e assim contribuir para a construção de um mundo de Paz e Harmonia.

Analicia Foltran Guirao

Analícia é Educadora física formada pela Unimep (Piracicaba-SP), instrutora de Lian Gong e Qi Gong formada na Via Cinco Ocidente/Oriente e  Instrutora de Hatha Yoga e Yogaterapia formada pelo Instituto de Yogaterapia de Campinas.

Ministra aulas de Hatha Yoga e Qi Gong desde 1999, tendo ensinado Qi gong e Lian gong em empresas como Pão de Açúcar, Unimed Piracicaba, Unilever , Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura de Capivari, Unimep Piracicaba e Santa Bárbara e Universidade da Terceira Idade.

Conheceu o mestre Sim Soon Hock em 1996 e desde então participa de grupos de estudos de aprofundamento sobre filosofia oriental e práticas corporais. Nos últimos anos, tem sido treinada diretamente por Sim Soon Hock, se aprofundando no conhecimento do Dao Yin Qi Gong (Qi Gong dos 5 elementos).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br