Santa Bárbara d´Oeste Saúde

Pés ressecados? Confiram algumas dicas


Hidratar e não andar com os pés descalços são apenas algumas medidas que podem ajudar. 

Quem tem os pés ressecados sabe o quanto é incômodo e, por isso, está sempre em busca de medidas que realmente ajudem a melhorar este desconforto. Mas, afinal, o que causa os pés ressacados? Existe mesmo tratamento? E tem como evitar o problema?

Os pés (assim como as mãos) não têm pelos e, por isso, falta a lubrificação natural da pele, deixando-os naturalmente mais ressecados. Além disso, algumas questões genéticas e algumas condições e doenças podem fazer peles serem mais ressecadas que outras. Andar descalço ou de sandália rasteira, por exemplo, geralmente faz o pé ficar mais grosso e ressecado.

Existem diversas causas para os pés ressecados. Dentre as mais comuns estão: andar descalço, uso frequente de sapatos abertos, obesidade, problemas vasculares, micoses, falta de hidratação, hipotireoidismo e diabetes.

Dessa forma, nem sempre é possível identificar uma única causa que justifique a pessoa ter os pés ressacados. Mas existem, sim, medidas que ajudam a combater o problema e também a evitá-lo.

Confira as dicas!

1. Hidratar diariamente

Os pés devem ser hidratados diariamente, assim como a pele do corpo. A hidratação no período noturno é o mais recomendado, porque, além do hidratante ficar em contato mais tempo com a área a ser tratada, reduz o risco de acidentes (pois os pés ficam escorregadios depois da hidratação).

Os produtos devem, de preferência, ser específicos para esta área.

2. Usar produtos específicos no caso de pés com fissuras

Para peles descamativas, cremes com ureia ajudam muito. Porém, para pés com fissuras, é recomendado evitar a ureia dentro das lesões para não haver ardência. Deve-se utilizar um creme cicatrizante ou reparador (com dexpantenol, entre outros) nas fissuras para seu fechamento. Mas é bom sempre procurar um especialista para indicação do produto.

3. Dormir com meias de algodão após a hidratação

Uma dica simples e muito válida é, após hidratar os pés antes de dormir, colocar uma meia de algodão e permanecer com ela durante toda a noite.

 

4. Esfoliar levemente e com moderação

A esfoliação é importante para que a hidratação seja mais efetiva e os pés fiquem mais macios. A frequência da esfoliação deve ser semanal, porém, essa esfoliação não pode ser muito vigorosa.

Assim, o ideal é conhecer as particularidades dos seus pés e esfoliar conforme as orientações do seu dermatologista, visto que a esfoliação é, sim, útil, mas, se feita de forma errada e/ou exagerada, pode agravar o problema (ressecamentos dos pés) em vez de ajudar.

5. Não lixar o pé diariamente

Por mais que muitas pessoas pensem o contrário, os pés não devem ser lixados diariamente no banho. Isso pode fazer o pé engrossar mais.

 

6. Não andar com os pés descalços

O hábito de andar descalço faz com que a sola dos pés e principalmente os calcanhares se tornem mais espessos devido ao atrito direto com a derme – que, por estar sofrendo compressão direta, necessita se proteger, e essa proteção se dá pelo espessamento da derme, deixando-a mais áspera e ressecada.

 

O ideal é sempre procurar o dermatologista e ver o que é mais indicado no seu caso. Algumas manifestações de ressecamento nos pés podem ser manifestações de doenças genéticas, micoses e etc.

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br