24Horas Esportes

Pedala SBO: Dia mundial sem carro 2013

Acontece nessa semana a  “ 1º Vaga Viva ”, que permite o compartilhamento do solo e promove uma reflexão sobre o uso atual do espaço urbano e sua convivência.

 pedala

O Pedala SBO que trabalha o incentivo, utilização e cultura da bicicleta, segue suas atividades e nesta semana em comemoração à Semana da Mobilidade Urbana, promovem atividades que consiste na ocupação temporária de algumas vagas de estacionamento de carros, transformando-as em área de convivência, de lazer e área verde. A ação acontece na área central da cidade e tem como objetivo gerar uma reflexão sobre o uso atual do espaço urbano, cada vez mais dedicado aos automóveis, e assim proporcionar às pessoas que venham para o centro da cidade de bicicleta, caminhando, de ônibus para realizar suas compras, atividades do cotidiano, passeio, etc.

Os espaços públicos estão sendo ocupados cada dia mais pelos carros e as vias com dificuldades de alocar devidamente e ordenadamente os veículos, tornado uma disputa intensa pelas vagas, assim, inviabilizando o uso de modo coletivo. Com aumento excessivo do tráfego, aumenta consideravelmente a insustentabilidade da cidade, ocasionando a elevação das temperaturas do ambiente urbano, tornando os espaços desconfortáveis, afastando o convívio entre as pessoas.

Origem do Vaga Viva

A Vaga Viva surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, com o nome de “Park(ing)”, como uma iniciativa do Rebar, estúdio que se declara trabalhar “ na intersecção da arte, design e ecologia, criando projetos que inspiram as pessoas a reimaginarem o ambiente e seu lugar nele”.

Realizada no Brasil desde 2006 com o nome de Vaga Viva, a ação foi rebatizada de Zona Verde em 2013 pela iniciativa privada e tratada como novidade pelos meios de comunicação, gerando buzz e beneficiando-se das tintas da sustentabilidade.

Não há mal em haver apoio institucional à iniciativa, mas se ela não trouxer consigo a discussão sobre uma melhor utilização do espaço público e a redução do uso do automóvel, perde-se o objetivo original da manifestação e toda a discussão positiva sobre as mudanças necessárias à cidade. Vão muito além do design e paisagismo, simbolizam uma amostra do que a cidade pode vir a ser, e essa discussão não pode ser diluída à luz dos holofotes.

 

Dia Mundial sem Carro ( DMSC )

A história começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

No Brasil a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.

A cada ano que passa, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes vêem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas a mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes. Esperamos que a iniciativa Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade se espalhe por várias cidades deste país. Ajude nos a construir essa história.  Descubra uma cidade melhor !

#ÉPossívelConviver

Serviço :

Vaga Viva : Contribuindo para convivência entre veículos motorizados e Bicicletas

Onde: Rua General Osório, nº 524 – 528

Centro – Santa Bárbara d´Oeste SP

Quando: 21 Setembro  2013

Horários: Das 09 às 13h

Obs : Quem vier de Bicicleta, haverá espaço especial para elas, traga seu cadeado!

Contato e Informações:

Eduardo Alves do Vale

Coordenador  do Pedala SBO

( 19 ) 99227 7210 /  98876 4998

Facebook :   Pedala SBO

Skype : edubrasbo

 

Pedala SBO

O Pedala SBO é um movimento coletivo da sociedade barbarense que visa defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte em Santa Bárbara d´ Oeste SP. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada.

A utilização da bicicleta como meio de transporte envolve uma grande melhoria na qualidade de vida, reduzindo a poluição e emissão de ruídos, promovendo a inclusão social, minimizando custos de mobilidade, garantindo maior fuidez no transito, prezando pela saúde do meio ambiente e pelo bem estar das pessoas. Mas se pedalar traz tantos benefícios, por que então as pessoas não utilizam mais a bicicleta como meio de transporte ?

Diante desse contexto, apresentamos uma proposta de levar às pessoas desde pequenos ( pré – ciclistas /e ou iniciantes ) o conceito de que é possível conviver. A proposta é a levar orientações para começar a pedalar, direitos e deveres, dicas de segurança, comportamento, como sinalizar, respeito às leis de transito e circulação e  auxiliar pessoas a realizarem seus deslocamentos.

Saiba mais :

http://diamundialsemcarro.org.br/

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.