Política RMC

Parlamentar questiona DAE sobre tarifa mínima de água em Americana


O vereador Welington Rezende (PRP) protocolou requerimento questionando o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana a respeito da cobrança de uma tarifa mínima de água e esgoto pela autarquia.

 

O objetivo do parlamentar é obter respostas sobre um “justo motivo” para o DAE realizar a cobrança com a imposição de limite quantitativo de água, sendo seis metros cúbicos para residências e dez metros cúbicos para indústrias e comércios.

 

“É uma situação ligada à relação de consumo que deve seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor e sabe-se que é proibido ao fornecedor de produto ou serviço impor limites quantitativos sem que haja justo motivo”, explicou o vereador.

 

Rezende afirmou que a cobrança se opõe a uma política pública de uso consciente da água, que zela pela economia, abastecimento e preservação dos recursos hídricos.

 

De acordo com o vereador, há “aparente prejuízo financeiro” ao consumidor que economiza o recurso, obrigado a arcar com os custos de um volume de água não utilizado.

 

Rezende questiona como o DAE equaciona uma política de economia de água e a existência de uma tarifa mínima; qual o número de residências que consumiram nos últimos três meses quantia inferior a essa tarifa; qual o valor arrecadado com a tarifa mínima; a possibilidade de distribuição do valor arrecadado com a tarifa dentre as demais faixas escalonadas de consumo a fim de que o morador com maior gasto arque com o ônus; e em quais serviços e obras o valor originado pela tarifa foi investido.

 

Em Sumaré, a Câmara Municipal aprovou no último dia 6, projeto de lei proposto pelo Executivo, reduzindo a tarifa mínima de dez para cinco metros cúbicos.

 

O requerimento será votado em Plenário na próxima quinta-feira (26) durante a primeira sessão ordinária de 2017.

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br