Saúde

Odor forte na menstruação: entenda as possíveis causas

O odor menstrual é alvo de incômodo para algumas mulheres. Embora o sangue possua cheiro característico, pode ocorrer de a menstruação apresentar um cheiro mais forte e desagradável. Por que isso ocorre? Ao notar que o mau cheiro é frequente é muito importante consultar o médico ginecologista e investigar as possíveis causas. No entanto, nem sempre é sinal de algum problema de saúde, o odor pode ter relação com o maior fluxo menstrual, fim da menstruação e outros fatores.

 

O que pode causar o odor forte na menstruação? Confira:

 

Existem mulheres que não percebem diferença nenhuma no cheiro da menstruação, enquanto outras ficam bastante incomodadas e afirmam sentir um odor muito forte e considerado podre. A variação do cheiro menstrual deve ser motivo de alerta. É importante a mulher perceber se o mau cheiro é presente em todos os ciclos ou apenas em alguns momentos. Sentir odores diferentes em cada menstruação pode sinalizar possíveis infecções.

 

Qual o cheiro normal da menstruação?

 

Geralmente quem determina isso é a própria mulher e pode fazer uma avaliação equivocada. Sentir um cheiro forte não quer dizer que foge da normalidade. O tecido endométrio passa por alguns processos que podem modificar o cheiro comum do sangue, semelhante à ferrugem. O comum é que a menstruação possua o cheiro característico de sangue e seja mais forte, quando existir um fluxo maior.

 

Menstruação com mau cheiro

 

Principalmente as mulheres que usam o coletor menstrual conseguem identificar claramente o odor da menstruação, pois não há contato com superfícies dos absorventes comuns. Ao notar um cheiro fétido no sangue que lembra algo podre pode ser sinal de vários fatores, portanto é importante consultar o ginecologista para a realização de exames no canal vaginal.

 

O que pode causar o odor na menstruação?

  • Demorar (mais de três horas) para a troca de absorvente
  • Maior fluxo menstrual
  • Estresse e má alimentação
  • Possíveis infecções na vagina

Menstruação borra de café é normal?

 

Quando chega ao fim do fluxo menstrual é comum o sangue apresentar uma coloração escurecida, que lembra borra de café. Nesse caso, a menstruação também pode adquirir um odor mais forte, tal como alterações na cor e consistência. O ginecologista, Dr Jaime Filho, em entrevista para o portal de saúde feminina e maternidade, Trocando Fraldas,  diz que a menstruação borra de café é comum e pode ocorrer quando o sangramento diminui e entra em contato com a secreção vaginal.

 

Juliana Rodrigues 

Jornalista e Assessora de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br