Outubro é considerado o mês de Prevenção ao Câncer de Mama, pois durante esse período acontece a Campanha Outubro Rosa.
O objetivo do SESI-SP é divulgar, de forma simples, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura.
No SESI de Santa Bárbara d´Oeste, o dia marco da Campanha ocorreu na 5ª feira (22/10/2015). Os colaboradores foram convidados a usar roupas na cor rosa para representar ainda mais a adesão a Campanha.
O Evento iniciou as 10h00 com o Hino Nacional. Após o Diretor do SESI local, sr. André Luis Vigneron, realizou a abertura destacando que o movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, e que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população em geral.
A Coordenadora de Qualidade de Vida, Margarida Bertelli falou da importância de uma alimentação saudável e da pratica de atividades físicas como aliados na prevenção de doenças.
Em seguida contou com a participação especial de mulheres integrantes do Grupo Reviver de Americana, que realizaram palestras de sensibilização e conscientização para os colaboradores do SESI e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
“É uma doença que não se manifesta por dor e pode surgir em mulheres com ou sem histórico de câncer na família. Por isso, a Prevenção Anual é tão importante para que as mulheres fiquem tranquilas em relação à sua saúde”, comentou Rosa Aparecida Simões de Oliveira – Presidente do Grupo Reviver.
O movimento dura o mês inteiro de outubro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele.
O SESI-SP está aderindo à Campanha Mundial Outubro Rosa por meio das seguintes ações:
- Identificação visual da primeira galeria de arte digital da América Latina no edifício sede SESI-SP na Avenida Paulista, com a utilização do painel digital.
- Atividades educativas com os alunos da Rede de Ensino do SESI-SP, por meio de distribuição folders educativos, com a proposta de sinalizar aos pais a importância da realização de exames preventivos.
- Distribuição de pulseiras alusivas a campanha alertando da importância da prevenção.
- Envio de e-mail marketing às indústrias da cidade.
- Ações Educativas (SESI-SP Ação Indústria) com atividades direcionadas ao tema proposto pela Campanha nas empresas.
- Abordagem do assunto nos serviços oferecidos pelo CAT, tais como: Cursos do Alimente-se Bem, Aulas da Educação de Jovens e Adultos, Aulas e Atividades Esportivas e Ações em diversas indústrias da cidade.
- Divulgação da Campanha através do Site do Sesi – www.sesip.org.br/santabarbara e do Facebook – www.facebook.com/sesisantabarbara-Oficial
Assessoria de imprensa