19 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O que o seu estoque diz sobre a gestão da sua empresa?

Compartilhe essa notícia!

Imagem ilustrativa

 

Por Marcos Santa Cecília

 

Organizada, preparada, assertiva, eficiente, integrada, ágil – quais desses atributos o seu estoque daria para a gestão do seu negócio? Eis uma pergunta que precisa ser feita diariamente pelos gestores de pequenas empresas, pois é a armazenagem e o controle das mercadorias que garantem a continuidade das vendas, já que permitem checar quantos itens faltam para acabar a reserva de determinado produto, nortear campanhas de desconto e evitar investimentos em produtos que não estão gerando receita.

 

Por isso, é fundamental que os diretores e gerentes incluam nas rotinas de trabalho o chamado Inventário de Estoque, ou Contagem, que é um procedimento básico para se ter uma visão mais completa dos negócios e poder assegurar que os insumos que a organização está adquirindo dos fornecedores estão sendo realmente entregues, por exemplo. E para realizar esse controle, o pequeno atacadista ou varejista pode recorrer a duas formas de inventário: o geral e o rotativo.

 

O Inventário Geral é a contagem física das mercadorias, ou seja, uma por uma, e é realizada sempre no final de cada exercício contábil. Possui efeito fiscal e deve ser feita contando todos os itens do estoque. Esta é a maneira mais comum praticada pelas pequenas empresas, pois envolve pouco investimento, embora esteja mais sujeita a erros, cometidos principalmente pela intervenção manual.

 

Já o Inventário Rotativo é o levantamento periódico dos itens guardados. Para sua realização, é preciso selecionar periodicamente um número reduzido de itens para que sejam contados com uma frequência predeterminada (diária, semanal ou mensal) de acordo com a realidade de cada empresa. Finalizada a contagem desses itens, selecionam-se outros e, assim, sucessivamente.

 

Esse último modelo de contagem aumenta a precisão da armazenagem de produtos, pois é possível encontrar e corrigir divergências encontradas – como uma mercadoria que não foi entregue na quantidade encomendada, por exemplo – de forma muito mais rápida e não só no momento do Inventário Geral que é feito anualmente, o que torna muito mais difícil apontar os motivos das eventuais divergências.

 

Fazer o Inventário de Estoque é fundamental para a boa gestão das empresas, em especial para os segmentos atacado e varejo. Além de uma obrigação legal, esse procedimento ajuda a otimizar vendas e reduzir custos.

 

E como ter as informações em mãos para fazer uma boa gestão do estoque? A melhor alternativa é conhecer as melhores práticas que envolvem o processo de estocagem e investir em ferramentas automatizadas que possibilitem, de forma simples, o controle das entradas e saídas de mercadorias, permitindo as análises dos prazos de pagamento e recebimento, as quantidades mínimas e máximas de compras, os itens com maior e menor saída, etc. Dessa maneira, melhorias podem ser estruturadas de forma que os erros não se tornem recorrentes e seu estoque volte a falar bem da gestão da sua empresa.

 

*Marcos Santa Cecília é Consultor Comercial da Jiva

 

Sobre a Jiva – http://jiva.com.br

Desde 2006 a Jiva atua no mercado de ERP, oferecendo soluções de gestão que atendem às necessidades específicas dos pequenos negócios.

 

Somos a melhor decisão da pequena empresa porque nossa expertise e experiência nos possibilitam entender as necessidades de cada negócio para prover uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporcione otimização dos processos e promova a evolução gradativa da gestão, garantindo assim que nossos clientes tomem as melhores decisões no dia a dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

 

Nosso jeito de promover a evolução da gestão das empresas passa pela análise e devolutiva dos pontos fracos e fortes de cada negócio; o compartilhamento das melhores práticas em processos; a automatização das regras do negócio por meio da implantação do ERP Jiva; o acompanhamento dos indicadores-chave; a capacitação da equipe; o acompanhamento da evolução gradativa e o atendimento especializado de cada empresa cliente.

 

Para fazer tudo isso com excelência, evoluímos constantemente, estando sempre à frente no quesito inovação: lançamos quatro novas versões do Jiva-W por ano, além de aplicativos que facilitam a gestão pelo celular e ambientes colaborativos que permitem interação com toda a Jiva e outros clientes com poucos cliques.

 

E essa evolução não para. Prova disso é que desde 2014 estamos entre “As Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte e Revista Exame.

 

Estamos presentes em todo o Brasil, com mais de 300 colaboradores diretos, mais de 2.500 clientes usufruindo de uma gestão mais segura e mais de 10.500 usuários do Sistema ERP Jiva.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!