Piracicaba

Novo equipamento agiliza exames para detecção de tuberculose

Na foto: Luiz Francisco Mendes, coordenador do Laboratório Municipal, manuseia equipamento de detecção de tuberculose

De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 2.119 exames com o novo equipamento; tempo de espera que antes era de até 3 dias foi reduzido para 2 horas e 30 minutos

Implantado no início deste ano no Laboratório Municipal, o equipamento GeneXpert, fabricado nos EUA e avaliado em US$ 60 mil, trouxe mais agilidade no processamento das amostras de exames de tuberculose (TB), também conhecido tecnicamente como teste rápido molecular, reduzindo assim o tempo de espera pelo resultado na rede municipal de saúde.

O equipamento é fruto do excelente desempenho da rede de Atenção Básica do município nas últimas campanhas de combate à tuberculose e, como prêmio, o Ministério da Saúde destinou a máquina de última geração ao Laboratório Municipal. De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 2.119 exames com a nova tecnologia, sendo 173 para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, a conquista do equipamento é resultado de um trabalho em conjunto, que envolve vários setores da secretaria. “A interlocução entre a Atenção Básica, o Cedic, o Laboratório Municipal, no caso da campanha contra a TB, é permanente. Não começa e termina de acordo com o calendário oficial das campanhas, mas faz parte da filosofia de gestão da pasta e é pensada no dia a dia das equipes ao longo do ano”, explicou

AGILIDADE NO DIAGNÓSTICO – “O novo equipamento reduziu o tempo de espera do paciente. Antes ele aguardava de 2 a 3 dias para saber o resultado do exame e hoje o tempo de espera é de no máximo 2h30. Além disso, essa rapidez gera uma economia nas vagas disponíveis nas unidades de saúde, porque o paciente não precisa mais esperar tanto tempo, o que reduz a pressão sobre o sistema público, principalmente quando o paciente está internado”, explicou o coordenador do Laboratório Municipal, Luiz Francisco Mendes.

Segundo ele, há um ganho em escala e precisão nos resultados extremamente importantes. “O Laboratório faz uma análise bem mais acurada dos pacientes, uma vez que o equipamento trabalha utilizando método de PCR, replicando o DNA do bacilo e, mesmo que uma pequena quantidade esteja presente na saliva, este é detectado pelo equipamento. Ele também consegue dizer se o bacilo é resistente ou não à Rifampicina, que é o antibiótico de entrada para se tratar a tuberculose”.

ATENDIMENTO NAS UPAS – “O teste rápido molecular facilitou muito o nosso atendimento e o fluxo na UPA Piracicamirim. Antes, em caso de suspeita de Tuberculose, o paciente ficava isolado de 2 a 3 dias até sair o resultado, o que atrapalhava toda a dinâmica da unidade, sem contar o fato de atrapalhar o fechamento do diagnóstico do paciente pelo médico”, explica a enfermeira-chefe da UPA Piracicamirim, Dayane dos Reis. Segundo ela, outro fato importante a considerar com o moderno equipamento é a necessidade de apenas uma amostra para o exame, já que não são todos os pacientes que estão ‘secretivos’ para colher duas amostras.

A opinião também é compartilhada pela enfermeira responsável pela UPA Vila Cristina, Veridiane Brandão de Deus Ailton. “Tivemos melhora e agilidade significativa com a implantação do equipamento, principalmente aos fins de semana. Antes, o paciente ficava todo o período em uma sala isolada. Agora temos o resultado em 2h30. Além disso, com a realização do teste, já sabemos a sensibilidade de medicação para o paciente”, ressaltou.
“Uma máquina com essa qualidade possibilita um trabalho ainda melhor de combate à tuberculose, devido à sua eficiência tecnológica, a ponto de elevar as campanhas futuras no município para um novo patamar de desempenho”, observou o prefeito Barjas Negri.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br