RMC

Nova Odessa: Viveiro Municipal reutiliza sacolas plásticas


Espaço no Guarapari reaproveita material do Refeitório para armazenar plantas

Restaurado em março deste ano, o Viveiro Municipal está adotando uma medida de sustentabilidade ambiental no cultivo de mudas e plantas de árvores nativas e frutíferas. É a reutilização de aproximadamente 100 sacolas plásticas por mês, oriundas do Refeitório da Prefeitura, para abrigar unidades de Oiti, espécie adotada na arborização do Município.

Localizado no bairro Recanto do Guarapari, o Viveiro está instalado em uma área de aproximadamente 460 metros quadrados e conta com diversidade de espécies. É o local onde são cultivadas e permanecem armazenadas tanto as árvores utilizadas pela Administração Municipal nas ruas, parques e jardins, quanto as mudas doadas por munícipes e entidades.

Desde a reabertura do Viveiro a Secretaria de Meio Ambiente e o Setor de Parques & Jardins têm feito limpeza e trabalhado na recuperação das plantas que estavam no local, além de plantar mais unidades. Com o restabelecimento do local, surgiu a ideia de promover a sustentabilidade ambiental através do simples gesto de reciclar as sacolas plásticas de arroz utilizados no Refeitório da Prefeitura.

Estamos utilizando, por mês, cerca de 100 saquinhos de arroz. Assim conseguimos reaproveitar mais de mil por ano, que iriam direto para o lixo”, explica Fernanda Dagrela, assessora responsável pelo Setor de Parques & Jardins. “E quando doamos a muda de árvore aos munícipes já passamos a questão da importância de reciclar os materiais em seu cotidiano”, acrescenta.

A secretária de Meio Ambiente, Carla Lucena, afirma que a ação é pontual e demonstra educação ambiental. “É um simples exemplo, mas que colabora com o Meio Ambiente”, destaca. Ela lembra que cada sacola plástica demora cerca de 100 anos para ser absorvida na natureza. “É também uma maneira de economizar, gerindo melhor os recursos materiais”, completa Lucena.

A Secretaria de Meio Ambiente tem promovido vários plantios, recuperando APPs (Áreas de Preservação Permanente). O último foi realizado em 15 de agosto, às margens do Ribeirão Quilombo, ao lado da passarela que liga os bairros Jardim Flórida e Nossa Senhora de Fátima. Foram 130 mudas de árvores nativas frutíferas e de reflorestamento ‘adotadas’ pelo SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade).

Os interessados em adquirir uma das mudas cultivadas no Viveiro Municipal podem entrar em contato no Parque Ecológico Izidoro Bordon, pelo telefone (19) 3466-0917. É necessário especificar endereço e local para o plantio, realizado exclusivamente pela equipe do Setor de Parques & Jardins.

Assessoria

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br