Nova Odessa: Programa para deixar de fumar, ‘Respire Saúde’ recebe novas inscrições

Iniciativa da Secretaria de Saúde ocorre no Ambulatório de Especialidades e nas UBSs 2 e 3

 

Os novaodessenses interessados em deixar o hábito de fumar podem se inscrever na nova edição do programa gratuito “Respire Saúde”, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde. A segunda etapa deste ano inicia em outubro e terá três novas turmas, que se reunirão periodicamente durante três meses. O apoio ocorre por meio de reuniões e o apoio profissional, além de medicamentos.

As reuniões serão no Ambulatório de Especialidades, que fica ao lado do Hospital e Maternidade Municipal ‘Doutor Acílio Carreon Garcia’, nas segundas-feiras, às 19h. Além disso, na UBS (Unidade Básica de Saúde) 2, do Jardim São Jorge, de terça-feira, a partir das 8h30. E também na UBS 3, do Jardim São Manoel, nas terças-feiras no horário das 14h.

O combate ao tabagismo passa por consultas médicas e odontológicas para fazer o tratamento terapêutico, com intuito de auxiliar aqueles interessados em abandonar o vício de fumar. Os pacientes ainda recebem medicação oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde e passam por avaliação com psicólogo, além de profissionais como dentista, médico, psicólogo, enfermeira e farmacêutica.

“O pessoal pode se inscrever que depois entramos em contato para confirmar a data exata”, explica a dentista Adriana Denadai Batista, que coordena o programa. O histórico é de 50% a 60% dos participantes conseguindo parar de fumar. “Depende da persistência da pessoa. Já tivemos exemplo de casais que procuraram o programa e conseguiram parar. Às vezes em dois é mais fácil: um ajuda o outro”, cita.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, explica que o tabagismo traz uma série de complicações na vida da pessoa. “Pode desencadear doenças que em muitos casos levam a morte, como câncer de pulmão, infarto e AVC, além de infertilidade. Nas mulheres, o vício pode ainda desencadear o câncer de mama, aumento de cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose”, descreve.

“É oferecido todo o apoio necessário para a pessoa deixar de fumar e adquirir mais qualidade de vida”, completa Cocato. Os interessados em participar do “Respire Saúde” podem se inscrever nas seguintes UBSs: 2, do Jardim São Jorge (Rua São Paulo, 65); 3, do Jardim São Manoel (Rua Sigesmundo Anderman, 731); e 5, do Jardim Alvorada (Rua das Imbuias, 355), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Comentários