My Twitter Feed

December 11, 2016

Casa de Aço Modulações

Nova Odessa: Novo plantio recompõe mata ciliar próxima do Ribeirão Quilombo


Secretaria de Meio Ambiente, ONG e grupo de alunos plantaram 100 mudas

 

A Prefeitura realizou, no último dia 12, o plantio de 100 mudas de árvores, nativas e frutíferas, na margem do Ribeirão Quilombo próxima ao Jardim São Jorge. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente através de parceria com a ONG (Organização Não-Governamental) Young, o Núcleo Sementes do Amanhã, formado por alunos do curso de Engenharia Ambiental da FAM (Faculdade de Americana), e a presença de voluntários entusiastas da natureza.

“O intuito dessa ação foi realizar a recuperação da área de preservação ambiental de um trecho do Ribeirão Quilombo”, explica a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela. A recomposição da mata ciliar ocorreu nas proximidades da Rua Florianópolis. Uma área margeando o Quilombo, entre o São Jorge e o bairro Triunfo, havia recebido 90 mudas no mês de agosto.

Voluntários produzem mudas de diversas espécies, assim como a Secretaria de Meio Ambiente – no Viveiro Municipal –, enquanto a ONG Young produz adubo e traz técnicas de plantio, utilizando restos de vegetais, húmus e calcário. “O objetivo é ajudar a reflorestar e preencher com vegetação todos os locais possíveis, aumentando a cobertura vegetal”, destaca Matheus Grolla Martins. A organização existe há mais de dois anos e é voltada para o desenvolvimento socioambiental e cultural da cidade.

A maioria das espécies plantadas foi de árvores frutíferas, que produzem frutos para o consumo humano e atraem fauna de pequenos pássaros. Entre as mudas estão Oiti, Jatobá, Uvaia, Ficheira, Embaúba, Ibirá, Aroeira-Pimenteira, Quaresmeira, Paineira, Angico, Goiabeira, Pitangueira, Abacateira e Ipês Rosa, Branco e Amarelo. A diretora frisa que após o plantio é feito o trabalho de manutenção. “Garantimos a manutenção dessas mudas, que são aguadas e roçadas para que possam crescer”, detalha.

A diretora de Meio Ambiente ressalta as parcerias realizadas para viabilizar os projetos de plantios na cidade. “É uma ação que envolve o poder público, o terceiro setor e a sociedade civil”, destaca Fernanda Dagrela. “Além disso”, acrescenta, “é uma oportunidade fundamental dos alunos (de Engenharia Ambiental) aproveitar para colocar a teoria em prática e aprender ainda mais”.

A Secretaria de Meio Ambiente tem realizado outros plantios em conjunto da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), com o objetivo de reforçar o ‘cinturão verde’ no entorno das represas de abastecimento e de áreas de nascentes. Paralelamente, são realizados plantios em calçadas, contribuindo para o projeto de arborização urbana. Há, ainda, plantios em parceria com o Grupo Amigos das Árvores (GAA), como o ‘Bosque dos Manacás-da-Serra’, plantada em área atrás da Prefeitura.

Comentários

comentários

Comments are closed.