Carnaval

Nazaré Paulista recebe mais de 30 mil pessoas em Carnaval de rua

Cidade recebe o dobro de foliões durante a festa típica de marchinhas

 

Nazaré Paulista comanda um dos maiores carnavais de rua do Brasil. Com quase 18 mil habitantes, no período da festa passam mais de 30 mil foliões por dia pelas 60 ruas do centro da cidade.

Tudo começou há aproximadamente 20 anos, onde as festividades eram pequenas e com apenas a presença de algumas famílias que se dividiam em blocos de diferentes temas que, eram atuais para a época. O primeiro bloco criado foi o Bloco dos Mascarados que tinha como ideal, assustar os jovens de maneira divertida. O bloco ainda existe e tem data confirmada para sair às ruas em 2017.

A festa se tornou oficial no ano de 2009, quando um grupo de amigos que frequentava o Carnaval da cidade de São Luis do Paraitinga (próximo a Nazaré), resolveu criar um bloco nos mesmos moldes, com músicas autorais e autobiográficas. Eles emprestaram um caminhão, montaram um pequeno e simples sistema de som, e saíram pelas ruas da cidade com o bloco batizado de Impina Carroça, uma alusão ao fato das mulheres dos integrantes ficarem bravas com toda a situação de folia durante o carnaval. A banda que tocava neste bloco ganhou o nome de Os Nazarentos. Nesse ano, eram apenas alguns músicos em cima do caminhão e poucas pessoas acompanhando o que eles chamavam de “trio”.

Em 2010, a comemoração ganhou maior proporção e novos blocos surgiram. Um outro pequeno grupo de amigos teve a ideia de amenizar o calor dos foliões durante o desfile e para isso, encheram um caminhão basculante de água e saíram atrás do trio onde estavam os músicos jogando água nas pessoas, o bloco ganhou o nome de Os Moiados que, passou a ser o bloco mais divertido e concorrido do Carnaval. Ao passar dos anos, Os Moiados ganharam novas “ferramentas” e hoje saem pelas ruas com diversos caminhões pipa, onde a água que eles utilizam é captada da chuva durante o ano.

Foi em 2012 que a prefeitura abraçou a festa e entrou com a infraestrutura e o apoio necessário para adequar a cidade ao grande número de famílias, moradores da cidade e de regiões próximas, que saiam de casa para curtir os bloquinhos de rua.

No ano de 2014, com a crise hídrica, um mutirão se organizou e   fez uma campanha de coleta e tratamento da agua da chuva em caixas d’água, colocadas para captar nos telhados de prédios públicos e ainda alguns moradores em piscinas nas suas próprias casas. A quantidade de água armazenada foi o suficiente para que Os Moiados pudessem desfilar em os dias de Carnaval e a cidade serviu de inspiração para a preservação do meio ambiente e na colaboração para a contenção do consumo de água.

Para esse ano, a cidade se prepara para receber cerca de 40 mil foliões/dia, e os organizadores prometem que vai ser um Carnaval para ninguém “botar” defeito, com 17 blocos animando dia e noite.

Confira a programação completa e bom divertimento:

24/02 – Sexta-feira

22h – Bloco Di Quarqué Jeito

00h- Bloco Pra nóis é pouco

25/02 – Sábado

11h ás 16h – Matinê para as crianças na Praça Álvaro Guião

16h – Bloco Oreia seca

22h – Bloco Impina Carroça

00h – Bloco Bastião Boi

26/02 – Domingo

12h – Bloco do Meio Dia

13h – Bloco do Cuiabar

15h – Bloco Os Moiados

22h – Bloco Tamo Junto

00h – Bloco do Sinal e Sobrahmus

27/02 – Segunda-feira

11h ás 16h – Matinê para a Terceira Idade na Praça Álvaro Guião

17h – Bloco Zé Lovado

19h – Bloco Dito Moio

22h – Bloco Bar do Bê

00h – Bloco Cê não guenta bebe leite

28/02 – Terça-feira

12h – Bloco do Bino

15h – Bloco Os Moiado

22h – Bloco Musa de Nazaré

Horário de encerramento da sonorização – 02H00

Horário de encerramento da Praça de Alimentação – 03H00

Horário de encerramento do estacionamento – 04H00

*Programação poderá ter alterações sem prévio aviso.

 

A CIDADE

Fundada em 1676 a cidade é bastante conhecida nos dias de hoje pelo turismo ecológico, religioso e pela agropecuária. Com uma população estimada em quase 18 mil habitantes, segundo o Senso 2016. Conhecida por sua represa que abrange grande parte do município, a cidade tem captação própria de água e é responsável por distribuir para toda zona urbana, fazendo parte do Sistema Cantareira de represas que abastece toda Grande São Paulo.

O atual prefeito eleito é Murilo Pinheiro (PSDB) com vice-prefeito Fernando Buava (PTB).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br