Giro de Notícias Tecnologia

Motoristas podem parcelar multas de trânsito no cartão

Autoridades de trânsito permitem que motoristas possam parcelar as multas no cartão, caso não queiram pagar à vista. Essas novas regras foram aprovadas pelo Contran e visa oferecer possibilidades variadas na quitação das pendências.

Caso a infração tenha sido cometida por mais de uma vez, o órgão responsável libera o parcelamento em conjunto de débitos e fica liberado para pendências como, por exemplo, de licenciamento do veículo.

Mas é importante que o proprietário do cartão de crédito fique ciente das taxas adicionais que serão inclusas nessa modalidade de pagamento. Ou seja, são custos que ficarão a cargo do motorista.

Cada um dos departamentos estaduais de trânsito fica livre em contratar empresas para ficar responsáveis por esse novo meio de pagamento. Porém, é imprescindível que estas sejam credenciadas através de entidades que pertençam ao Sistema Nacional de Trânsito.

Além disso, é fundamental que tais empresas sejam autorizadas por uma instituição credenciadora e supervisionada por meio do Banco Central do Brasil.

Medida vale para demais débitos do veículo

Para reduzir os índices de inadimplência no país, essa medida também vale para demais débitos que o motorista possa ter, em relação ao seu veículo. Ou seja, de acordo com o órgão responsável, é possível parcelar o pagamento de outras pendências.

Antes, essa era uma modalidade de pagamento em dinheiro, débito ou cartão de crédito válida apenas para os donos de veículos registrados no exterior.

Elmer Vicenzi, diretor do Departamento Nacional de Trânsito e também presidente do Conselho Nacional de Trânsito, informou que essa medida visa aperfeiçoar e modernizar a forma de quitação das pendências.

Além disso, essa nova regra utiliza métodos mais modernos e que são usados atualmente pela sociedade, o que facilita muito.

Nova forma de pagamento gera compromisso por parte dos motoristas

De acordo com o ministério, essa nova aceitação de pagamento trará mais compromisso para o motorista quitar seus débitos. Dessa forma, tanto o dono do veículo como a administradora do cartão firmam um compromisso que dificilmente não será cumprido.

Alguns órgãos de trânsito haviam adotado um parcelamento nas multas de trânsito, porém, utilizavam-se documentos de arrecadação. Nesse caso, muitos motoristas apenas optavam pelo parcelamento para que pudessem regulamentar a situação do seu carro, de forma que pudessem obter o documento de licenciamento ou com a finalidade de conseguir transferir o veículo.

Com isso, não arcavam com o compromisso para quitar as parcelas que ainda estavam pendentes. Com o parcelamento realizado diretamente entre devedor e operadora do cartão, o motorista será obrigado a honrar com o compromisso.

Com isso, os órgãos também saem ganhando, já que minimizam o risco de inadimplentes. E entre os benefícios que os motoristas possuem, está o fato de poder licenciar e vender o veículo, além de evitar outros transtornos.

As multas podem influenciar no valor do seguro do carro

Na hora de cotar o seguro do carro, as seguradoras consideram diversos fatores para calcular o valor da proteção. Entre elas, informações do condutor principal, endereço de residência, uso do carro, dados do veículo e até o histórico de direção.

Nesse histórico as empresas de seguro avaliam se o motorista sofreu algum tipo de acidente, se já sofreu sinistros e até se possui multas de velocidade. Portanto, o histórico de direção possui impacto na cotação de seguro, sendo este maior do que o fato de ser um bom motorista.

Escrito por Andreia Silveira, contribui com o site SegurodeAutomovel.org.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br