Ministério da Cultura e Instituto CCR oferecem espetáculos do Buzum! em Santa Bárbara D’Oeste

O Buzum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com o patrocínio da CCR AutoBAn, estaciona Santa Bárbara D’Oeste nesta segunda (28) e terça-feira (29) para apresentações gratuitas do espetáculo “Que lixo é lixo?” para alunos da rede pública de ensino. Os espetáculos do Buzum! são realizados em ônibus que se transformam em sala de teatro, equipados com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

 

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o espetáculo “Que lixo é lixo?” tem direção de Wanderley Piras. Com objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio, a peça mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos. O enredo envolve dois astronautas que, durante uma viagem espacial, percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem à Terra, os astronautas contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de ‘lixo’.

 

As apresentações em Santa Bárbara D’Oeste integram a itinerância do Buzum! por 18 municípios sob influência Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Até o dia 20 de setembro, serão realizadas 252 sessões gratuitas em diversas escolas públicas municipais, com patrocínio da CCR AutoBAn, empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

 

Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula – em disciplinas como português, história, geografia e matemática – expandindo, assim, os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. As crianças presentes na plateia recebem um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.

 

FICHA TÉCNICA “Que lixo é lixo?”

Concepção e texto_ Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Direção_ Wanderley Piras

Elenco_ Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Geovana Oliveira, Joyce Souza, Kelly Guidotti, Lívia Simardi, Nilton Marques, Nina Rocha, ? Rafael Souza e Tita Azevedo.

Trilha sonora_ César Maluf

Criação e confecção de bonecos e cenário_ Juciê Batista e Ilimitada Design

Direção de produção_ Mari Gutierrez

Coordenação de produção_ Aldo Andreetta

Produção executiva_ Fabíola Gonçales e Juliana Christão

Produção de campo_ Akira Martins, Eduardo Paiva, Leonardo Brandão e Thiago Catelani

Design gráfico_ Sato do Brasil e Murilo Thaveira> casadalapa

Fotos_ Milene Milan

Técnicos de som e luz_ Alan Ferreira , Cristiano Santana, Henrique Hertzel

Motoristas_ José Valério, Luís Carlos da Costa, Renner Santos

Direção administrativa_ Jackson Iris

Assistente financeiro_ Glaucia Souza

Assessoria de imprensa_ Buriti Comunicação

Realização_ BuZum!

 

Serviço:
BuZum! apresenta ‘Que lixo é lixo?’ em Santa Bárbara D’Oeste

 

Dia 28 e 29 de agosto (segunda e terça-feira)

CAIC Irmã Dulce

Rua Artur Gonçalves da Silva, 240, Jardim Santa Rita de Cássia

Horários das sessões: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h10 | 14h50

Apresentações exclusivas para alunos da escola

 

 

Mais informações em www.buzum.com.br

Comentários