Capivari

Mesmo com aumento de 53% nas chuvas, trabalho da Defesa Civil de Capivari preveniu enchente


A cabeceira do Rio Capivari, localizada na cidade de Campinas, registou um aumento de 53% de chuvas nos primeiros 23 dias do mês janeiro de 2017, se comparado com o mesmo período do ano passado. Este ano, os equipamentos marcaram 262,12 mm de chuva, contra 171,70 mm em 2016. Monte Mor, que desemboca água no Rio Capivari, registou um aumento de 17%, sendo 233 mm em 2016 e 272.10 mm este ano. Os dados são do Distrito de Operação e Manutenção da SANASA, de Campinas.

 

De acordo com o Diretor da Defesa Civil de Capivari, Júlio Capóssoli Neto, o trabalho de acompanhamento em tempo real da situação climática na região, a abertura antecipada da comporta da Fazenda Leopoldina e a manutenção e limpeza constantes fizeram a diferença neste ano. “Com esses índices, certamente teríamos enchentes no município. O trabalho preventivo e de acompanhamento foi fundamental”, afirma. Capivari também registrou um aumento de 14% nas chuvas este ano, sendo 237,10 em 2017 e 208,40 em 2016.

 

O Diretor também ressalta que o apoio da administração Rodrigo e Vitão e a criação do PAI – Plano de Ação Imediata, contribuem muito para minimizar os impactos das cheias. Com o PAI, todos os setores da Prefeitura ficam de prontidão no período de 01 de dezembro de 2016 até 30 de março de 2017 – período que pode ser prorrogado. Cada departamento fica responsável por uma atividade.

 

O Prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, parabenizou o trabalho da equipe da Defesa Civil. Segundo ele, a enchente prejudica as famílias e desmotiva os moradores. “Criamos um grupo no Whatsapp, no qual o Júlio atualiza as informações em tempo real. Desta forma, podemos agir assim que necessário, resgatando as famílias e seus pertences antes que a água chegue em suas casas”, finalizou.

 

A Defesa Civil de Capivari faz uso de diversos recursos para se manter informada, entre eles, o aplicativo SOS Chuva, desenvolvido pela UNICAMP, o Radar da UNESP Bauru, as mensagens da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e os pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais.

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br