24Horas Grande São Paulo

Mercadão de São Paulo completa 85 anos no aniversário da cidade e lidera preferência dos consumidores

Pesquisa revela que o estabelecimento se destaca especialmente pela qualidade e variedade de produtos regionais e importados

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, comemora mais um ano de existência no próximo dia 25 de janeiro, mesma data em que a capital paulista celebra seus 464 anos. O grande centro de abastecimento merece todas as festas e homenagens que lhe são devidas, afinal, além de ser um marco na história e comércio de São Paulo, ainda é um dos principais pontos turísticos e cartões postais da maior metrópole do país, sendo considerado pelos consumidores o preferido entre os mercados públicos e a melhor escolha para encontrar produtos premium de qualidade.

Ao longo de mais de oito décadas, o Mercadão acompanhou as mudanças da capital paulista, diversificando suas atividades e, embora não tenha perdido sua principal função – de comercializar produtos alimentícios – o local se tornou uma importante referência em gastronomia na cidade. Com mais de 12 mil metros de muita diversidade de produtos, preços variados, iguarias e temperos exóticos e as refeições mais apreciadas pelos paulistanos, o local atrai não apenas os moradores da região como também visitantes dos quatro cantos do Brasil e turistas estrangeiros.

Nova tendência em alta

Em tempos em que os fast foods reinam, é de se espantar que a gastronomia mais elaborada esteja em tamanha evidência, afinal a modalidade contradiz as premissas da vida moderna que, com um cotidiano agitado, preza pela praticidade e rapidez. No entanto, toda essa visibilidade para a indústria alimentícia não é à toa, pois os realities shows culinários da TV impulsionam a popularização da gastronomia e o interesse nesses programas acaba refletindo no dia a dia das pessoas.

Para entender mais sobre esse fenômeno uma pesquisa exclusiva, realizada pela Banca do Ramon, um dos empórios mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo, ouviu 1360 consumidores a fim de obter uma perspectiva da relação dos brasileiros com a alimentação atualmente.

Sobre o estudo

O levantamento “Do essencial ao Gourmet – O que os brasileiros pensam sobre alimentação saudável e produtos premium”, revela que, quando se trata de ingredientes mais exóticos ou gourmet, a principal referência dos entrevistados são os empórios especializados (52%) e supermercados (31%). O mais citado entre eles é o Mercado Municipal de São Paulo, que lidera o ranking dos mercados públicos com 76% de preferência, seguido, de longe, pelo Mercado Municipal do Rio de Janeiro (6,8%) e pelo Mercado Central de Belo Horizonte (6,6%). Para a maioria dos entrevistados (62,5%) esses lugares se destacam, principalmente, pela variedade de produtos regionais e importados e pela qualidade dos produtos comercializados. A pesquisa também revela que mais de 70% dos participantes costuma acompanhar realities/talent shows culinários e 65% deles afirma já ter tentado reproduzir em casa alguma receita ou ter buscado algum ingrediente exótico exibido nesses programas.

Mais saúde na mesa

Para a nutricionista Juliana Tomandl, consultora da Banca do Ramon, essa tendência atual, influenciada pelos programas culinários, traz consigo uma série de benefícios e, até mesmo, mudanças de hábitos que garantem mais saúde à população: “A procura por ingredientes selecionados, com mais qualidade e, muitas vezes, naturais faz com que as pessoas deixem os industrializados de lado e reduzam o consumo de conservantes e aditivos químicos. Além disso, a população começa a ter mais consciência sobre a importância de uma alimentação mais nutritiva, que realça o sabor dos alimentos frescos, ao invés de mascara-lo, como os temperos prontos e excesso de sal fazem. Tudo isso contribui para uma reeducação do paladar e assim os fast foods vão perdendo espaço”.

A especialista ressalta que é possível aproveitar a tendência atual sobre a gastronomia, incentivada pelos programas culinários, para incluir mais refeições caseiras no cardápio diário e extrair o melhor dos alimentos: os nutrientes. “Para facilitar esse processo o ideal é apostar em especiarias e investir em ingredientes naturais. Com o tempo cada um aprende a combinação de temperos que se encaixa melhor às suas receitas e reduz significativamente a ingestão de sódio e elementos químicos prejudiciais à saúde” – afirma Tomandl.

Principais atrações do Mercadão

Para seguir a dica da nutricionista o Mercado Municipal de São Paulo é, com certeza, o lugar ideal, pois reúne diversos empórios especializados, com muita variedade e preços competitivos. Mas não para por aí, afinal o local não é mais considerado apenas um centro de abastecimento, com o passar se tornou um bem cultural de interesse histórico-arquitetônico da cidade que reúne centenas de pessoas nos feriados e datas comemorativas para eventos e celebrações, oferecendo pratos que fazem parte do cotidiano e da história da terra da garoa, como o estacam-se entre estes o tradicional lanche de mortadela, o pastel de bacalhau o virado à paulista.

Sanduíche de mortadela: reza a lenda que o farto lanche surgiu porque os funcionários do mercadão e abastecedores pediam um recheio caprichado para repor as energias depois do trabalho pesado. Hoje em dia ele é vendido com cerca de 300 gramas de mortadela e adicionado de itens variados como queijos, vinagrete e salada, conforme o gosto do freguês;

Bacalhau: com mercadorias embaladas a vácuo, que podem ser transportadas sem exalar qualquer odor e ainda ajudam a preservar melhor os alimentos, o Mercadão é, sem dúvidas, uma ótima opção para encontrar boas peças de bacalhau do porto;

Embutidos: essa área oferece uma larga variedade de queijos, presuntos e mortadelas para agradar todos os gostos. É possível encontrar marcas de alta qualidade e diferentes versões de cada produto.

O mercado é ainda uma excelente opção para a compra de iguarias como bacalhau do porto, frutas de qualidade, nacionais e importadas, azeites, petiscos como castanhas, nozes, e mais de uma centena de temperos diferentes.

Fonte: Banca do Ramon

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br