Piracicaba

Maurício de Sousa entrega premiações a vencedores do 15º Salãozinho de Humor

Cerimônia aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central

O cartunista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, participou das entregas dos prêmios aos vencedores do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba, ontem, 24/09, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. Os piracicabanos Yasmin Vitória P. Torrezan, 8, e Israel Candido da Silva, 14, ficaram com o primeiro lugar nas categorias de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos, respectivamente. Mais de 1.500 pessoas participaram da cerimônia de entrega.

Na categoria de 07 a 10 anos, Felipi Ismael Felex de Souza ficou em segundo lugar e Thaís Martins Bianchi em terceiro. Amos são de Piracicaba. Julya Barrera Sabadini e Giuliana de Vicente, de Americana, e Maria Eduarda Romancini, de Mogi Guaçu, receberam menção honrosa. Os outros ganhadores na categoria de 11 a 14 foram Isabelly de Freitas Lesse, de Hortolândia, em segundo lugar, e Luana Alves Esteves, de Piracicaba, em terceiro lugar. Ayran Roque, de Santa Barbara d’ Oeste, Raphaela Calzavaro Pansiero, de Mogi Guaçu, e Lucas Lodi Bueno, de Mogi Mirim, receberam menções honrosas pelos seus trabalhos. Os primeiros lugares ganharam bicicletas e kits de proteção; os segundos e terceiros lugares da categoria de 07 a 10 anos levaram um patinete e kits de proteção e, na categoria de 11 a 14 anos, patins e kits de proteção. As menções honrosas receberam um badminton.

Este ano, o Salãozinho bateu recorde de inscritos. Foram enviados 4.200 desenhos e 100 esculturas, com temas ligados à atual conjuntura política e econômica do Brasil, entre outros. Os trabalhos foram selecionados por um júri formado pelo arte-educador Danilo de Angeli e pelo professor e artista gráfico Fábio San Juan, que escolheu 176, sendo 16 esculturas, para serem expostos no armazém 5B.

EXPERIÊNCIA – O cartunista contou ao público sobre a sua trajetória, sua veia artística, seus personagens e a carga de humanidade descrita em suas histórias, de forma objetiva e simples, que adquiriru no ínicio de sua carreira como repórter policial. “Meus personagens nasceram em casa. Captei a personalidade de todos eles (filhos) e hoje tenho mais de 1 bilhão de gibis vendidos”, afirmou Maurício de Sousa. Além dos gibis, o quadrinista publicou sua autobiografia Mauricio — A História que não está no Gibi que, em parceria da Hyundai Motor Brasil, será distribuída nas escolas públicas de Piracicaba.

A secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, falou sobre a importância da participação do ícone das histórias em quadrinhos, Maurício de Sousa, que fez do seu trabalho parte da vida de muitas crianças brasileiras que aprenderam a ler com os gibis da Turma da Mônica. Na oportunidade, o cartunista recebeu uma placa em sua homenagem. “É impressionante ver a admiração de crianças e adultos que foram conquistados pelos personagens criados a partir de referências familiares. Maurício de Sousa é um grande artista”, disse a secretária.

O Salãozinho integra a programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Desenvolvimento do Humor Gráfico (CEDHU).

O 15º Salãozinho de Humor tem patrocínio da Arcor, Instituto Arcor e Arcelor MIttal e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

Após a cerimônia, quem foi ao Teatro Erotídes de Campos pode ficar e assistir à peça A Menina que Entra em Livros, do projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal.

 

SERVIÇO – 15º Salãozinho de Humor. Avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho, acesso pela Ponte Pênsil.

1ª FEIRA DE QUADRINHOS – O desenhista foi escolhido como patrono da 1ª Feira de Quadrinhos, uma das novidades do 44º Salão Internacional de Humor, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24/9, com estandes de editoras no Armazém 9, do Parque Engenho Central. Além da exposição e venda de livros, os visitantes participam também de oficinas, workshops, palestras e stand-ups.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br