Capivari Saúde

Maternidade da Santa Casa de Capivari oferece atendimento humanizado

Com dois centros cirúrgicos, sendo um específico para a realização de partos normais, a maternidade Carmela Dutra, da Santa Casa de Misericórdia de Capivari, tem como premissa de trabalho o atendimento humanizado. Nesta maternidade, fundada em 1954 e classificada como de média complexidade, conforme o Ministério da Saúde, são realizados cerca de 60 partos mensais. Todas as mães que adentram o local têm à disposição, do pré-parto à alta, profissionais totalmente treinados para tranquilizar a grávida no momento do nascimento do filho, bem como estrutura física ideal, com equipamentos de última geração.

 

“Ter um centro cirúrgico separado para partos normais dentro de uma maternidade é algo que não se vê com frequência nos hospitais. Isso é muito acolhedor para a mãe”, explica o diretor clínico da Santa Casa de Capivari, o médico pediatra Leandro da Fonseca. A maternidade Carmela Dutra tem 17 leitos, sendo cinco para tratamento clínico da obstetrícia, dois para cirurgia da ginecologia, oito para pós-parto do SUS (Sistema Único de Saúde) e dois destinados a convênios médicos/particulares, além de três pré-partos.

 

No berçário existem três incubadoras, um respirador de ventilação mecânica infantil e dois berços aquecidos. “Na sala de parto normal há a cama de parto, que é operada de forma elétrica, contribuindo para deixar a mãe em posição confortável e também tranquila”, comenta a enfermeira Mariângela Stênico, gerente de enfermagem das unidades de internação da Santa Casa de Capivari. Enfermeiros e médicos conversam com elas e também são realizados exercícios de respiração e relaxamento. “Tudo é feito para as mães se acalmarem”, diz.

 

Na unidade, o direito a um acompanhante, do momento em que a gestante ingressa na maternidade até quando sai, é preservado, conforme a lei nº 11.108, de 2005, que garante às parturientes a presença de acompanhante durante o trabalho de parto e pós-parto imediato. Integram a equipe da maternidade médicos pediatras, ginecologistas e anestesistas, que ficam em plantão 24 horas, além de nutricionista, copeiras e os responsáveis pela limpeza do local.

 

“A nutricionista orienta as mães, de forma individual, sobre a alimentação para elas mesmas e também a respeito da amamentação. Temos, ainda, as enfermeiras, que explicam os cuidados necessários com os recém-nascidos, tentando, inclusive, acalmar a ansiedade das mães”, diz a enfermeira Cleide Massocatto, gerente de enfermagem do Pronto Socorro. Entre os equipamentos da maternidade utilizados para a realização de exames estão o de cardiotocografia (monitorização da vitalidade do feto) e o de fototerapia.

 

Os bebês nascidos na maternidade da Santa Casa de Capivari recebem as vacinas de Hepatite B e BCG (Bacillus Calmette-Guérine), sendo esta última para prevenção da tuberculose. Neles são realizados os diversos exames de triagem neonatal – do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coraçãozinho (nomes populares) -, para identificação precoce de doenças. Após dar à luz, a mãe recebe um kit contendo chupeta, mamadeira, mordedor, entre outros artigos para bebês.

 

Para a dona de casa Janaína Ferreira da Silva, 24, que na noite do último sábado, dia 27, entrou na maternidade da Santa Casa para dar à luz ao segundo filho, Kauã, o atendimento oferecido no complexo hospitalar a deixou tranquila durante todo o tempo que em permaneceu no local. “A assistência prestada a mim e ao meu filho foram excelentes. Eu nasci na Santa Casa e meus dois filhos também”, conta.

 

NOVA GESTÃO

A Santa Casa de Capivari tem um novo interventor desde o dia 5 de outubro, quando o prefeito Rodrigo Proença assinou o decreto que o nomeia ao cargo. A decisão foi tomada diante das necessidades urgentes da entidade e com a responsabilidade de manter a Instituição aberta. “Nasci na Santa Casa, sei da importância da entidade para a cidade e para a região. São 200 atendimentos por dia, 6 mil atendimentos por mês. Assinei a intervenção com a certeza de que não podemos fechar as portas”, comenta.

 

“É uma grande responsabilidade, mas estou certo de que teremos a ajuda de todos nessa tarefa”, conclui. “Os desafios para os próximos meses serão grandes. Manteremos a qualidade de nossos serviços, com muitos avanços e priorizando a humanização dos nossos atendimentos. Enfrentaremos as dificuldades com muita coragem”, finaliza Proença.

 

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Redação
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