Matéria para divulgação “Exposição O Olhar do Minotauro”


As imagens retratam a multiplicidade étnica e a sabedoria dos povos ancestrais. A entrada é gratuita

 

Renan Rosa apresenta a mostra O Olhar do Minotauro, aberta a visitação gratuita até o dia 27 de novembro, no SESI Santa bárbara d’Oeste. O acervo revela a visão de mundo do fotógrafo, o qual propõe, através de seus registros, a compreensão da diversidade cultural e reflexões sobre a consciência social.

Em 24 imagens, Rosa compõe um museu imaginário e possibilita ao espectador ler uma imagem, sem conhecer seu contexto, e elaborar uma história – além do tempo cronológico e das condições de criação – em um processo lúdico e construtivo. O fotógrafo traduz em linhas e contornos um olhar que explora a realidade em sua forma mais pura e legítima, rejeitando qualquer ilusão para mascarar imperfeições.

O diferencial é o modo como as cenas são retratadas. As formas e corpos, ora em contraste, ora em harmonia, revelam um artista aberto para o mundo e sem preconceitos. Assim como um minotauro, figura da mitologia grega, meio homem, meio touro, ser de uma raça imaginária, Rosa coloca-se em uma posição imparcial, mas sem perder seu carácter humano de observação dos fatos.


Sobre o fotógrafo

Renan Rosa é fotógrafo profissional, graduado pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo em 2005. Durante 12 anos, e de forma autônoma, percorreu mais de 50 países, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e costumes que integram um mosaico humano. Renan intercala essas influências estrangeiras às raízes miscigenadas brasileiras. Atualmente, é colaborador de agências fotográficas no exterior e, desde 2010, numa parceria com a curadora Aline Stürmer, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo.

 

 

SERVIÇO

Exposição O Olhar do Minotauro

Local: SESI Santa Bárbara d’Oeste

Av: Mário Dedini, 216 – Vila Diva

Datas e horários: de 07 a 27 de novembro de 2016

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 13h00 às 21h00,

Sábados, Domingos e Feriados das 09h00 às 18h00.

Informações: 3455 2088 ou 3026 2800

Entrada gratuita e pelo portão do Centro de Qualidade de Vidas 

_______________________________________________________________

SESI-SP Cultura www.sesisp.org.br/cultura

Acompanhe o SESI-SP nas mídias sociais:

http://www.sesisp.org.br/redessociais

Comentários