Maria Giovana e Rafael Macris buscam apoio para a despoluição da Represa Salto Grande

A vereada Maria Giovana (PC do B) e o vereador Rafael Macris (PSDB) reuniram-se na terça-feira (21) com a presidente da Câmara Municipal de Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB), e o vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSB). Na visita foram discutidos vários projetos para a região, entre eles, o apoio ao trabalho de despoluição da Represa Salto Grande.

 

Presidente da Comissão de Despoluição da Represa Salto Grande aprovada na Câmara Municipal de Americana, Maria Giovana agradeceu o apoio dos vereadores novaodessenses. “Foi muito importante debater a importância da Represa de Salto Grande junto aos parlamentares de Nova Odessa. Trata-se de um tema que extrapola Americana e atinge diretamente a cidade vizinha. Gostaria de agradecer a receptividade e estou muito feliz em saber que a despoluição do reservatório é um tema que interessa não só a nós, americanenses, mas também à população de Nova Odessa”, avaliou.

 

“Para alcançar a conquista da despoluição da Represa Salto Grande, precisamos da união dos vereadores, prefeitos e deputados de nossa região. É uma luta e um legado importante que deixaremos para a população das 18 cidades que descartam esgoto na represa. Essa é a primeira de muitas visitas que faremos pelos municípios, principalmente, os da região metropolitana de Campinas”, ressaltou o vereador Rafael Macris, relator da comissão, que conta ainda com os vereadores Guilherme Tiosso (PRP), Professor Padre Sérgio (PT), Thiago Martins (PV), Gualter Amado (PRB), Vagner Malheiros (PDT) e Juninho Dias (PMDB).

 

A presidente da Câmara de Nova Odessa enalteceu a iniciativa dos vereadores americanenses. “Nunca tivemos uma visita como essa nos últimos quatro anos. Essa aproximação é um avanço para a nossa região”, afirmou Carla Mora. “Podem contar com cada vereador da Câmara de Nova Odessa. É uma causa nobre e estamos juntos nesse processo de defesa do meio ambiente”, completou.

 

Comissão

 

Diante dos graves problemas relacionados aos recursos hídricos em Americana, a comissão tem como finalidade buscar soluções concretas para despoluição da Represa Salto Grande, cujos objetivos são a recuperação da importante área turística da região e a utilização do reservatório como ponto de captação de água. Com uma área total de 783 km2 volume de 5.000 hm3, represa um importante reservatório hídrico que pode fornecer água para toda região do chamado Pós-Anhanguera.

 

A instalação de um ponto de captação na Salto Grande está previsto no Plano Municipal de Saneamento de Água, aprovado na Câmara Municipal em 2016. Diante do estado de calamidade financeira de Americana, a comissão terá responsabilidade de realizar estudos, buscar tecnologias para despoluição do reservatório e viabilizar recursos, em parceria com deputados da região, junto aos governos do Estado e Federal.

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Nova Odessa e das assessorias dos parlamentares

Comentários