Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Mais de 200 alunos de escolas do 31 de Março realizam plantio no Espaço Árvore das escolas

Mais árvores em Santa Bárbara d´Oeste, melhorando a qualidade de vida e o meio ambiente. O plantio de mudas é uma das ações realizadas durante a Semana da Árvore. Nesta quinta-feira (27), mais de 200 alunos da EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Antonia Fagnoli Furlan” e da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) “Profª Mariana Fracassi Schimidt”, unidades do 31 de Março, realizaram o plantio de mudas de ipês.

Foram mudas de ipês amarelo, rosa e branco, plantadas nas calçadas das unidades escolares seguindo o conceito “Espaço Árvore”, com dimensões que permitam tanto a mobilidade urbana, quanto o pleno desenvolvimento da árvore plantada em espaços públicos.

Outros ipês que compõem o Espaço Árvore são os plantados em frente ao Paço Municipal e à Fundação Romi em maio deste ano, totalizando 40 mudas na cor branca. O plantio integra também o “Floresta Urbana”, projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que a Administração Municipal fez a adesão com o objetivo de ampliar a vegetação em áreas urbanas.

A Semana da Árvore será encerrada nesta sexta-feira (28), com o plantio de 78 mudas no CEU das Artes, no Planalto do Sol. A ação será realizada pelas CIEP “Dom Eduardo Koaik” e CRAS V (Centro de Referência de Assistência Social), do Planalto do Sol.

Plano de Arborização Urbana

A Prefeitura mantém o Plano de Arborização Urbana, trazendo um grande avanço às questões ambientais do Município. Desde 2013 mais de 22 mil árvores foram plantadas no Município, entre calçadas, parques, praças, jardins públicos, Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas verdes.

Somente na Semana da Árvore já foram plantadas mais de 300 mudas. Na Semana do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho, 200 novas árvores passaram a compor o cenário das margens da Rodovia SP-306, em comemoração aos 200 anos de S.Bárbara.

Os plantios integram também ações de educação ambiental, envolvendo crianças que promovem sustentabilidade, dando exemplo para as próximas gerações. O Parque dos Jacarandás abriga um projetos lançado no início da Semana da Árvore, o “Jaracandás Educador”, com estudo do meio envolvendo diversos setores. Localizado no Mollon, o espaço é composto por mais de 2.500 árvores de mais de 100 espécies e 300 tipos de plantas ornamentais em 55 mil m2.

O Viveiro Municipal promove a produção de mudas de diversas espécies, com o objetivo de promover arborização urbana, reflorestamento, recuperação ambiental de APP (Áreas de Proteção Permanente), córregos e nascentes e intercâmbio de mudas com viveiros de outras cidades da região. Qualquer cidadão pode retirar uma muda no Viveiro Municipal, além de informações técnicas de maneira gratuita. Ele está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.220, no Jardim São Joaquim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone Informações: (19) 3455.5081

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br