Santa Bárbara d´Oeste Saúde

Mais de 20% dos pacientes faltam às consultas na rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste

Importância da conscientização e responsabilidade. Dois em cada dez pacientes não compareceram às consultas médicas agendadas na Rede Pública de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste em 2017. No total, 50,6 mil pessoas faltaram às consultas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro Médico de Especialidades no último ano – um percentual de 21,3% de ausências. O número é superior ao registrado em 2016, quando 18% dos pacientes deixaram de comparecer às consultas sem justificativas ou aviso prévio. Em 2017, ao todo, foram agendados 237.820 pacientes nestes locais.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, além das ações que vêm sendo desenvolvidas visando diminuir as ausências nas consultas, como o Zera Fila da Saúde, é importante que a população também tenha consciência da sua responsabilidade neste processo. “Estamos trabalhando para diminuir este percentual, por meio da atualização constante do cadastro dos usuários e ampliação do novo modelo de atendimento, gradativamente, para todas as unidades de saúde. Pedimos que a população nos ajude neste processo, comunicando sempre que possível quando não puder comparecer à consulta na data agendada, já que as faltas sem aviso prévio acabam prejudicando outros pacientes que também aguardam por consulta e que poderiam ser atendidos no lugar da pessoa ausente”, comentou.

A Secretaria de Saúde orienta os pacientes que tenham alguma consulta ou procedimento agendado e que, porventura não possam comparecer na data do agendamento, a entrar em contato junto aos serviços informando e justiçando a ausência. Para agendamento de consulta na Atenção Básica, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, de segunda à sexta, munido de documento de identificação com foto e comprovante de endereço em seu nome. Os encaminhamentos para consultas com especialistas no Centro de Especialidades, quando necessários, são realizados pelos profissionais da própria UBS.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br