Limeira

Limeira: Dr. Marcelo Rossi busca Centro de Referência do Alzheimer


Em reunião com o secretário da Saúde, vereador apresentou projeto que pretende implantar em Limeira

 

A implantação do Centro de Referência de Tratamento e Prevenção da Doença do Alzheimer de Limeira é uma das metas do mandato do vereador dr. Marcelo Rossi (PSD), que ontem tratou do assunto em reunião com o secretário municipal da Saúde, Luiz Ricardo Menezes Bastos. A proposta também foi bem recebida pelo prefeito Mario Botion (PSD) e pelo vice-prefeito Júlio César Pereira dos Santos (DEM).

 

Na Câmara Municipal, após o fim do recesso, o vereador irá protocolar requerimento para obter o panorama da doença na cidade. Também no âmbito Legislativo prepara um projeto de lei que prevê o Centro Referência a partir da estrutura já existente na Prefeitura, com equipe multidisciplinar formada por médicos, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais.

 

Dr. Marcelo Rossi defende ainda um programa de tratamento e prevenção, que poderá ser concretizado de forma integrada entre as secretarias de Cultura, Esportes e Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). “Seriam ações para que as pessoas mantenham a mente ocupada, o que ajuda na prevenção do Alzheimer e outras doenças degenerativas. Isso, principalmente nos grupos de Terceira Idade, seria um grande passo para enfrentarmos esse mal que afeta idosos, familiares e a sociedade”, declara.

Também considera necessárias parcerias entre o município e instituições de ensino e entidades para campanhas de incentivo ao diagnóstico precoce, palestras e orientações aos familiares e cuidadores.

 

As ações poderão ser feitas, por exemplo, nos grupos de Terceira Idade, instituições religiosas e entidades assistenciais. “Uma das ideias é a Oficina da Memória, que poderá ser desenvolvida por meio da Secretaria de Cultura com atividades artísticas para os idosos”, exemplifica.

 

Depois da conversa com o prefeito, vice-prefeito e com o secretário da Saúde, dr. Marcelo Rossi enalteceu a importância da soma de esforços em busca de parcerias com os governos estadual e federal para a obtenção de subvenções para o programa, além de convênios com universidades e entidades como a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), que já foi acionada pelo parlamentar.

 

Doença

 

Conhecida como mal de Alzheimer, a doença provoca atrofia do cérebro, levando à demência. Muitas vezes os sintomas iniciais, como perda da memória e confusão mental, são vistos como características do envelhecimento, o que retarda a busca por ajuda, adia o tratamento e agrava as consequências.

 

Além da interferência na vida dos pacientes, seus efeitos refletem na dinâmica familiar. Somado ao impacto emocional, há reflexos econômicos, pois há casos em que uma pessoa da família precisa abandonar as atividades profissionais para cuidar do paciente.

Se diagnosticada no início, é possível retardar o avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. “Portanto, devido à complexidade da Doença de Alzheimer e à possibilidade de controlar sua evolução, são necessárias políticas específicas nos serviços de saúde”, finaliza.

 

Propostas para combater o Alzheimer:

. Núcleos multidisciplinares sobre a doença;

. Parcerias com universidades e entidades;

. Tratamento diferenciado e humanizado;

. Aperfeiçoar a formação de cuidadores;

. Assessoria jurídica especializada às famílias;

. Facilitar o acesso aos medicamentos;

. Trabalhos educacionais de prevenção, como Oficina da Memória, alimentação saudável, entre outros.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br