Leish-tec ajuda no combate da Leishmaniose em cães

Única vacina recombinante contra Leishmaniose, induz resposta protetora em 96,41% dos cães vacinados.

A Leishmaniose é uma zoonose com grande poder endêmico. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 2 milhões de pessoas são contaminadas com a doença.

Porém, a enfermidade não afeta somente os humanos, os cães também podem ser infectados. A doença é transmitida para os animais através da picada de um flebótomo (mosquito palha) infectado. Os cães são os principais reservatórios de transmissão no ciclo urbano.

Para ajudar no controle dessa zoonose e proteger os cães, a Ceva Saúde Animal desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), a Leish-tec, única vacina recombinante do mercado contra a Leishmaniose.

A vacina foi desenvolvida a partir da proteína A2, classificada como um dos melhores antígenos capazes de induzir resposta imune celular porque é específica e protetora contra a Leishmania.

Presente no mercado há 10 anos, a vacina passou por uma série de estudos. “ Os estudos mostram que a Leish-Tec induz resposta protetora em 96,41% dos cães vacinados. Além disso, os animais vacinados apresentam anticorpos anti-A2, demonstrando um alto nível de proteção individual”, informa Diretor da Unidade de Negócios Pet da Ceva, Leonardo Brandão.

Por ser uma vacina recombinante, que une modernos processos de desenvolvimento e a tecnologia de DNA recombinante, a Leish-Tec apresenta uma série de vantagens, como produção de reposta imunológica altamente específica e segura, redução das reações pós-vacinais, entre outros.

A Leish-tec é recomendada para cães a partir de 4 meses de idade, clinicamente sadios e sorologicamente negativos contra a Leishmaniose. “O animal deve ser vacinado com três doses em intervalos de 21 dias e a revacinação é anual”, finaliza Brandão.

A vacinação dos cães é uma ferramenta importante na luta contra a leishmaniose. Devemos lembrar que além da vacinação, a proteção dos cães com um produto tópico repelente contra mosquitos é de suma importância para manter esses vetores afastados. Vectra 3D é uma proteção tópica para os cães, com ação repelente de mosquitos a partir de 1 hora após a aplicação e proteção por 1 mês.

Sobre Ceva

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção (bovinos, suínos e aves).  Website: www.ceva.com.br

Comentários