Julho Verde segue com ações em Santa Bárbara d’Oeste

Seguem as atividades do movimento Julho Verde em Santa Bárbara d’Oeste, com uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher estão fazendo o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença. Lembrando que a iniciativa conta com apoio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Dentre os objetivos da iniciativa está promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

O público-alvo da campanha são pessoas a partir de 20 anos de idade que venham a apresentar os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal; nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

No dia 29 de julho, durante o “Sábado Saúde”, haverá o dia “D” do Julho Verde no Centro Médico de Especialidades, com diversas ações, atendimentos e orientações alusivas ao tema. Nas UBSs e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, além dos encaminhamentos, estão ocorrendo Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos sobre o tema.

Comentários