Jovens economistas brasileiros se encontram com Prêmios Nobel em evento na Alemanha

O 6º Lindau Nobel Meeting on Economic Sciences reúne a próxima geração de lideranças científicas da economia com ganhadores do Prêmio.

 

Entre os dias 23 e 26 de agosto, três jovens brasileiros participam do 6º Lindau Nobel Meeting on Economic Sciences, realizado pela Lindau Nobel Laureate Meetings na cidade de Lindau, Alemanha. O evento é organizado a cada três anos e promove o encontro da próxima geração de lideranças científicas em economia com ganhadores do Prêmio Nobel.

Felipe Iachan (33), Francisco Costa (33) e Lucas Finamor (25) integram um grupo de 250 participantes de todo o mundo. Eles foram selecionados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e receberam o apoio da Fundação Lemann para participar do encontro. A organização sem fins lucrativos fundada e presidida por Jorge Paulo Lemann também é a única instituição brasileira a patrocinar o Lindau Nobel Laureate Meetings.

“Ao juntar microeconomia e econometria, eu descobri uma ferramenta poderosa para contribuir, por meio da minha produção acadêmica, com o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes. Isso me motiva a continuar pesquisando”, conta Lucas, graduado pela USP e com mestrado da FGV-SP.

O diálogo é a base para as diferentes sessões – palestras, discussões, master classes e paineis -, que nesta edição contam com a participação de nomes como Robert Aumann, reconhecido por seus estudos em Teoria dos Jogos; James Heckman, microeconomista que de destaca no campo de educação; e Edward Prescott, laureado por seu trabalho em macroeconomia dinâmica.

Além dos vencedores do Prêmio Nobel, estarão presentes Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, e pesquisadores de universidades dos mais diversos países, como China, Alemanha, Estados Unidos, Singapura, Egito e Holanda.

 

Sobre o evento: http://www.mediatheque.lindau-nobel.org/meetings/2017-eco