Política

Joi promove reunião entre secretária municipal de Saúde e integrantes da Associação dos Diabéticos

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), intermediou, nesta tarde (26), reunião entre a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, a coordenadora da Atenção Básica, Juliana Sturaro, e integrantes da Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste. O encontro foi promovido a pedido dessa associação, cujo objetivo é a criação de lei municipal tornando obrigatório o exame dextro (exame de sangue que mede a quantidade de glicose presente no sangue) para todos os munícipes atendidos em prontos-socorros. A medida visa a evitar o diagnóstico tardio da diabetes, assim como garantir o atendimento adequado a esse tipo de paciente, evitando, por exemplo, que ele receba soro glicosado.

Durante a reunião, o coordenador da Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste, Antônio Leite de Moraes Neto, afirmou que a falta de informação a respeito dessa doença é responsável por muitas mortes que poderiam ser evitadas. Ele citou o caso da Lei Valentina, criada em Birigui, após a morte de uma criança de apenas um ano e seis meses de idade, a qual tinha diabetes do tipo 1, mas cujos sintomas foram confundidos com uma virose. Como a doença não foi diagnosticada a tempo, a menina morreu por complicações da diabetes.

Apesar de ressaltar que é um pedido louvável, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, informou os integrantes da associação a respeito da existência de protocolos do Ministério da Saúde, os quais devem estar incluídos na rotina e no processo de trabalho dos profissionais de saúde, independentemente da existência de uma lei municipal. “Vamos levar como trabalho de casa, revendo todos os protocolos e fazer a inserção do protocolo de diabetes, no passo a passo, para garantir a detecção precoce”, afirmou. Ainda durante o encontro, ela ressaltou que, além da revisão de protocolos e da capacitação dos profissionais da Saúde, a Prefeitura está informatizando todo sistema, o que deve possibilitar, já no próximo ano, que os médicos de diferentes unidades tenham acesso a todo o histórico do paciente assim que ele der entrada na rede municipal.

O vereador Joi Fornasari aproveitou o encontro para sugerir que as Unidades Básicas de Saúde promovam, mensalmente, campanhas para exame de glicemia, assim como as já realizadas pela Associação dos Diabéticos, para que os pacientes possam ficar livre de problemas graves caso a doença exista e não seja diagnosticada. Ele também sugeriu a disponibilização de cartazes, banners ou outros informativos a respeito dos protocolos já existentes para o atendimento da diabetes nos prontos-socorros e nas unidades de saúde.

Diabetes

O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como: sede excessiva, rápida perda de peso, muita vontade de urinar, má cicatrização, cansaço inexplicável, fome exagerada, falta de interesse e de concentração, visão turva, vômitos e dores estomacais e frequentemente diagnosticados como gripe. Já no caso da Diabetes tipo 2, também podem estar presentes os mesmos sintomas, mas geralmente menos evidentes.

Um paciente que realiza frequentemente exame para averiguar se não tem algum problema de saúde, entre eles a diabetes, e é diagnosticado com a doença o mais cedo possível, terá menos problemas e poderá ter uma vida normal com algumas restrições básicas alimentares e, se for o caso, tomada de medicamentos.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br