Independência e Proclamação da República da Letônia é celebrado com ato cívico em Nova Odessa

A Letônia celebrou nesta sexta-feira, dia 18, os 98 anos de sua Independência e também a Proclamação da República. A data foi celebrada em Nova Odessa com um ato cívico em frente ao Paço Municipal. A cerimônia contou com o hasteamento da bandeira leta e das bandeiras de Nova Odessa, do Estado de São Paulo e do Brasil, além de execução dos hinos dos dois países.

 

A celebração em comemoração à Independência e Proclamação da República da Letônia em Nova Odessa já faz parte da tradição da cidade, que possui a maior comunidade de letos do Brasil. O município possui um tratado firmado com a Letônia em que é considerado cidade-irmã de Jelgava.

 

Diferente de outros países, a Independência e Proclamação da República aconteceram no mesmo dia.

 

O ato cívico em comemoração à Independência e Proclamação da República da Letônia contou também com presença da cônsul honorária da Letônia, Daina Gutmanis.

 

COMEMORAÇÃO – A celebração da Independência e Proclamação da República da Letônia segue neste sábado, dia 19, com apresentação do Coral Leto de Nova Odessa e do Coral Leto de São Paulo, acompanhados da Orquestra Filarmônica de Nova Odessa. “Pela primeira vez estes dois corais estarão juntos no palco e certamente será uma apresentação belíssima”, disse Daina. O evento acontece às 19h, no Teatro Municipal Divair Moreira.

 

VISITA – Na semana passada, Daina visitou o prefeito Bill, ocasião em que falaram sobre alguns projetos que estão em andamento em parceria com a Letônia. “Em agosto deste ano o ministro da Defesa da Letônia, Raimonds Bergmanis, esteve no Brasil e, na ocasião, visitou Nova Odessa. Durante seu encontro com o prefeito, ele foi incumbido de entregar ao presidente leto um projeto para construção de um parque linear em Nova Odessa”, explicou.

 

O ministro nutriu um carinho muito especial pelo prefeito Bill e, claro, conversou com o presidente da Letônia, Raimonds Vejonis, sobre este assunto. Ele fez questão de enviar uma foto em que está junto do presidente leto e com os presentes e também o projeto enviado. Vim pessoalmente trazer ao prefeito esta foto e garantir que este assunto está tendo o encaminhamento necessário”, afirmou Daina.

 

O prefeito Bill destacou a importância em estreitar cada vez mais os laços com a Comunidade Leta. “Temos um carinho muito especial por todos e vamos trabalhar para que parcerias possam ser feitas entre nossa cidade e a Letônia com o intuito de fortalecer ainda mais os laços já existentes”, disse.

 

Comentários
Posted Under