RMC

Hospital Unimed Americana recebe a certificação de qualidade ONA 2


Foto: Dr. Arthur Ferreira, Diretor Técnico do IQG (Instituto Qualisa de Gestão); Dr. Libório Cecim Albin, Diretor de Recursos Próprios da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa; Dr. Oscar Kinsui, Diretor Clínico do HUA, e Dr. Walter Santana de Carvalho, Diretor Técnico do HUA.

 

Em 19 de julho, o HUA (Hospital Unimed Americana) recebeu do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) o certificado de Acreditação Nível 2 da ONA (Organização Nacional de Acreditação), em cerimônia realizada na AMA (Associação Médica de Americana).

Esta certificação está relacionada aos princípios de gestão e é concedida para as instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança do paciente, apresentam processos integrados e plena comunicação entre as atividades

A implementação de um sistema permanente de avaliação da qualidade dos serviços se iniciou na instituição em novembro de 2012, quando o HUA obteve a certificação ONA Nível 1 e se tornou o único hospital acreditado em sua área de ação. Este pioneirismo vem se mantendo até hoje, primeiro com a renovação da ONA 1 em 2014 e, agora, com a conquista da ONA 2.

Estiveram presentes, representando a Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, o presidente, Dr. Emerson Assis, e o diretor de Recursos Próprios, Dr. Libório Cecim Albin; representando o Hospital Unimed Americana, o diretor Clínico, Dr. Oscar Kinsui, e o diretor Técnico, Dr. Walter Santana de Carvalho. A cerimônia também contou com a participação do diretor Técnico do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Dr. Arthur Ferreira.

 

Investimos em pessoas que gostam de pessoas

 

Em seu discurso, o Dr. Emerson Assis disse que a certificação ONA 2 é uma referência de que as pessoas do Hospital Unimed Americana estão fazendo parte da experiência do paciente, estão interessadas em seu bem-estar.

 

“A parte fácil disso, é investir em equipamentos. O difícil, é entender a necessidade individualizada do paciente e dar a atenção, a segurança e a qualidade que ele quer. Nós estamos vivendo no Hospital Unimed Americana um movimento de conscientização do corpo clínico, das equipes de enfermagem e das áreas administrativas. Estamos conseguindo fazer a diferença através de nossas atitudes. E, com isso, criamos um clima de harmonia num ambiente altamente estressante, que é o hospitalar. Nós não podemos salvar vidas, mas podemos garantir que vamos fazer o melhor de cada um de nós. Ninguém de nós é o mais importante, mas todos somos responsáveis. Todos fazemos parte de um corpo com um objetivo: cuidar de pessoas. Por isso, investimos em pessoas que gostam de pessoas. Hoje, conquistamos a ONA 2, já começamos a buscar a ONA 3 e vamos buscar todas as outras certificações de qualidade porque viemos para fazer tudo aquilo a que nos propomos. E trabalhar em saúde é isso. É atender a necessidade do paciente. É sentimento. É parceria. Por tudo isso, valeu!”, afirmou ele.

O Dr. Libório Cecim Albin ressaltou o envolvimento da equipe. “Agradeço os envolvidos na certificação ONA2, desde os colaboradores da limpeza, passando por aqueles de atuação técnica, fundamentais para esta conquista, até a alta direção. Todos foram importantes e ajudaram no fortalecimento da nossa equipe, que a cada dia melhora mais, sempre com foco no paciente. É por isso que estamos aqui fazendo o nosso trabalho. Crescemos porque cuidamos das pessoas, seguindo os valores que definimos como importantes para a nossa instituição”, comentou.

Para o Diretor Técnico do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Dr. Arthur Ferreira, quem faz a Acreditação é a instituição. “O IQG é apenas um direcionador, faz os diagnósticos dos potenciais de qualidade. A Acreditação acontece em todos os níveis, na assistência direta, nos setores de apoio técnico e nas áreas administrativas. Envolve toda a cadeia de colaboradores. Não é um fim, é um meio. Significa continuidade do trabalho e foco na segurança do paciente.

Tenho imensa gratidão em dar os parabéns pela ONA 2 ao Hospital Unimed Americana, este parceiro forte, que tende a crescer cada vez mais”, concluiu.

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br