Saúde

Hospital Municipal de Americana viabiliza captação de órgãos

Na tarde desta terça-feira, o helicóptero da Polícia Civil esteve no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi para buscar o coração de uma paciente, que foi levado para o Instituto do Coração, em São Paulo. Foi a primeira captação de órgãos do ano viabilizada pelo HM de Americana.

 

DSC_6340A paciente tinha 36 anos e teve morte cerebral constatada no dia 03 de fevereiro. A família da moradora do Jardim Nossa Senhora Aparecida autorizou a doação de todos os órgãos para beneficiar pacientes que estão na lista do Cadastro Nacional de Transplantes. Os demais órgãos estão sendo captados.

 

“Constantemente incentivamos e conscientizamos sobre a doação de órgãos que pode beneficiar muitas vidas. É um ato solidário e de muito amor. Dentro do Hospital Municipal temos inclusive o Banco de Olhos de Sorocaba que nos auxilia nesse trabalho e capta córneas”, disse o diretor superintendente da Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana), Eduardo Pereira. A parceria entre o Hospital Municipal e o Banco de Olhos de Sorocaba acontece desde junho de 2011. Em 2013, foram 149 doadores de córnea.

 

O processo de captação de órgãos é iniciado quando existe a notificação de morte encefálica. O Serviço Social é responsável por averiguar a vontade da família em doar os órgãos, e, caso a resposta seja positiva, o Serviço de Procura de Órgãos para Transplante (SPOT) da Unicamp é acionado. Uma equipe que faz a captação e distribuição dos órgãos providencia a realização de exames para verificar a possibilidade de promover o transplante.

 

O transplante pode acontecer ou não, quando existe a notificação de morte encefálica. A família precisa autorizar o procedimento e é preciso que os órgãos estejam em boas condições para serem transplantados.

 

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a família esteja ciente da vontade do paciente. Assim, quando for constatada a morte encefálica, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Alguns órgãos podem ser doados em vida como parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

 

 

Fotos: Bruno Carrenho/Prefeitura de Americana

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.