AutoMotor

Honda entrega o primeiro Clarity Fuel Cell produzido em série no Japão

Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês recebeu a primeira unidade do veículo movido por célula de hidrogênio

A Honda Motor Co. fez a entrega do primeiro Clarity Fuel Cell, o inédito veículo movido por célula de hidrogênio (FCV) da Honda, para o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI). A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Tsuyoshi Hoshino, e do CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo.

 

Em um esforço para popularizar rapidamente os carros movidos por célula de hidrogênio, o Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com um alto nível de praticidade que representa o valor universal de um automóvel e com apelo de vanguarda, que é desejável para um veículo que está à frente do seu tempo.

 

“Quando assumi o volante do Clarity Fuel Cell pela primeira vez hoje, senti a forte paixão da Honda em criar uma ‘sociedade do hidrogênio’. Para permitir a popularização dos FCV’s e das estações de recarga de hidrogênio – que são pontos chave desta sociedade -, o METI continuará buscando unir esforços em parcerias público-privadas, tendo a colaboração de fabricantes como a Honda, bem como empresas que atuem com esse novo tipo de combustível”, explica Tsuyoshi Hoshino, vice-ministro da Economia, Comércio e Indústria.

 

“É um prazer para nós entregar a primeira unidade do Clarity Fuel Cell para o METI, como parte dos esforços integrados para criar uma “sociedade do hidrogênio”. A Honda irá contribuir para esse objetivo desenvolvendo novas tecnologias e oferecendo automóveis movidos por células de hidrogênio cada vez mais atraentes para nossos consumidores, por preços acessíveis”, comenta Takahiro Hachigo, CEO da Honda Motor Co.

 

Autonomia e praticidade

O Clarity Fuel Cell é o primeiro sedã de cinco passageiros movido por célula de hidrogênio no mundo, que adota um powertrain mais compacto, usando tecnologias desenvolvidas pela Honda, todas acomodadas dentro do compartimento do motor. Além disso, o Clarity Fuel Cell permite uma autonomia de aproximadamente 750 km (medições Honda), um aumento de cerca de 30% se comparado com os modelos FCV anteriormente desenvolvidos. Isso dá ao Clarity Fuel Cell uma das maiores autonomias de rodagem em automóveis com emissão zero. Esse aumento de autonomia melhora significativamente a praticidade no uso diário e permite acomodar bagagens e passageiros em viagens de longa distância. O tanque de hidrogênio pode ser reabastecido em aproximadamente três minutos, tornando seu uso tão prático quanto o de um carro movido a gasolina.

 

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda Aircraft Company, subsidiária da Honda Motor Co.,anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul, sendo o Brasil o representante regional.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br