Guarda Municipal de Santos usa bikes produzidas com garrafas PET

A Guarda Municipal de Santos começou a testar três bicicletas produzidas com garrafas PET recicladas. Se aprovados pelos policiais, os veículos sustentáveis vão circular não só pela orla e na areia da praia, como também no centro comercial da maior cidade litorânea de São Paulo.

As bikes produzidas com material reciclado serão testadas na orla até o dia 25 de abril. Após a avaliação dos policiais, as bicicletas serão encaminhadas para o fabricante, que deverá fazer adaptações nos veículos – como aumentar o volume da buzina, a intensidade dos luminosos e ainda instalar suportes para os instrumentos utilizados pelos agentes da Guarda Municipal da cidade.

As bicicletas têm suas estruturas centrais fabricadas com PET reciclado. Para cada quadro montado, foram necessárias 20 garrafas, que garantem mais flexibilidade e absorvem os impactos do terreno irregular. Em média, cada bicicleta pesa cinco quilos, e suporta um peso de até 100 kg.

Segundo a ONU, a bike é o meio de transporte mais sustentável do mundo, e a versão reciclada testada em Santos parece ter agradado aos agentes da Guarda Municipal. “Se der certo, a ideia é ampliar a utilização, já que as bicicletas são ideais para uso na praia e nos grandes centros comerciais”, finaliza o comandante Flávio de Brito Jr.

Comentários