Gaúcho Alex Pires é ouro no Mundial Paralímpico de Maratona, em Londres

Brasileiro de 26 anos terminou o percurso em 2h28min20. Essa é a segunda medalha do atleta em competições deste tipo 

O atleta paralímpico Alex Pires faturou na manhã deste domingo, 23, a medalha de ouro no Campeonato Mundial Paralímpico de Maratona do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). O gaúcho da cidade de Sapiranga foi o melhor entre os atletas da classe T45/46 (amputados de membros superiores), em prova disputada simultaneamente à Maratona de Londres, na Grã-Bretanha.

 

 

Alex completou os 42km do percurso em 2h28min20 – mais de um minuto à frente do segundo colocado, o marroquino Abelhadi El Harti, que registrou 2h29min38. Completou o pódio o britânico Derek Rae, que cravou 2h33min24.

 

Essa é a segunda medalha de Alex em competições deste tipo. Em 2015, ele havia ficado com a medalha de prata, também na Maratona de Londres. O atleta de 26 anos ainda soma quatro medalhas em Mundiais de Atletismo, todas em provas de fundo – três pratas e um bronze.

 

Alex descobriu que possuía um encurtamento no braço esquerdo com apenas oito anos. Desde então, procurou tratamento, mas devido à complexidade da situação em perder o movimento do membro, optou por não fazer uma cirurgia. Conheceu o atletismo paralímpico em 2007.

 

Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Comentários