24Horas AutoMotor

Ford Fusion comemora 10 anos de liderança dos sedãs de luxo no Brasil

O Ford Fusion está completando 10 anos de sucesso no mercado brasileiro, como o carro que trouxe um novo padrão de requinte, tecnologia, segurança e luxo acessível para o segmento de sedãs médios/grandes. Desde o lançamento, em 2006, o veículo se mantém na liderança de vendas da categoria, com uma participação que hoje supera os 70% e soma um total de 93.689 unidades no período.

Vencedor de diversos prêmios, com visual imponente, desempenho forte, muito conforto e espaço na cabine, o Fusion foi responsável pela introdução de tecnologias inéditas no Brasil. Foi o primeiro a contar com motor turbo EcoBoost, a ter uma versão híbrida total, atual campeã de economia de combustível no ranking do Inmetro, e cinto traseiro de segurança inflável.

“O Fusion combina requinte e inovação com o melhor custo-benefício do segmento, receita que tem servido de base para a sua liderança”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “É um carro que mostra uma grande evolução, tem o nível mais alto de segurança e se tornou uma vitrine de novas tecnologias da Ford, trazendo para o mercado o que existe de mais avançado na indústria.”

Evolução

Lançado de forma praticamente simultânea com a América do Norte, o Fusion chegou em 2006 com motor Duratec 2.3 e transmissão automática de cinco velocidades, na versão de topo SEL, completa, tendo teto solar como único opcional. Bancos de couro pespontados com ajuste elétrico para o motorista, seis airbags, som CD/MP3 com capacidade para seis CDs, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático e piloto automático faziam parte da extensa lista de equipamentos. Acelerador eletrônico, suspensão traseira independente multilink e freios a disco com ABS nas quatro rodas eram outros diferenciais do carro, além do porta-malas de 530 litros, o maior da categoria.

Em 2007, o Fusion ganhou novas cores e equipamentos como entrada auxiliar para MP3, console de teto e luzes de leitura traseiras. Em 2008, ampliou a lista com sensor de estacionamento traseiro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, abertura das portas com acionamento por teclas e novas cores externas.

Em 2009 foi reestilizado e ganhou novos motores: o Duratec 3.0 V6 com transmissão sequencial de seis velocidades e tração integral inteligente AWD e o 2.5 de quatro cilindros. Inovou também com direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, suspensões dianteira e traseira revisadas, bancos elétricos, ar-condicionado de dupla zona, iluminação interna com sete cores e sistema de conectividade SYNC com comandos de voz e tela de 8 polegadas.

Em 2010, chegou a versão Hybrid, o primeiro híbrido total do Brasil, combinando motores elétrico e a gasolina para entregar um nível inédito de performance e sustentabilidade. Em 2011, a linha foi ampliada com a versão 3.0 V6 com tração dianteira, de preço mais acessível.

Em 2012, o Fusion foi totalmente renovado, tanto no design inspirado no conceito Evos como nas tecnologias. Seu motor EcoBoost 2.0, com turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas independentemente variável, de 240 cv, trouxe um novo padrão de eficiência e economia. Estacionamento automático, 8 airbags, assistente de manutenção na faixa e assistente de partida em rampa foram outras novidades.

Em 2013, ganhou o motor Duratec 2.5 Flex, de alumínio, desenvolvido exclusivamente para o Brasil. A nova versão Hybrid, entre outros avanços, incluiu uma avançada bateria de íons de lítio.

Hoje, o Fusion continua a ser o único da categoria a oferecer três versões de motores: EcoBoost 2.0, 2.5 Flex e Hybrid, com o requinte de sempre e a lista mais completa de itens de conveniência, segurança e conforto.

Linha do tempo

2006 – Lançamento do Fusion no Brasil.

2007 – Introdução de novas cores.

2008 – Ampliação da lista de equipamentos.

2009 – Renovação do design e lançamento dos motores Duratec 3.0 V6, com tração integral inteligente, e 2.5.

2010 – Lançamento do Fusion Hybrid, primeiro híbrido total do Brasil.

2011 – Versão V6 3.0 com tração dianteira.

2012 – Renovação da linha, inspirada no conceito Evos, com motor 2.0 EcoBoost e novos equipamentos.

2013 – Lançamento da versão 2.5 Flex e do novo Fusion Hybrid.

2014 – Novos catálogos 2.0 EcoBoost com tração integral (AWD) e dianteira (FWD).

2015 – Fusion vence, pelo segundo ano, o prêmio de “Maior Valor de Revenda”.

2016 – Comemoração de 10 anos de liderança.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br