RMC

Força-tarefa vai reforçar ação contra a dengue na região do Parque da Liberdade

Uma força-tarefa entre o Programa Municipal de Controle da Dengue e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde vai, a partir do dia 17 de fevereiro, reforçar a ações contra a dengue que já estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde de Americana.

Uma equipe composta por 24 profissionais da Prefeitura de Americana e da Sucen percorrerá até o dia 21 de fevereiro os bairros Parque da Liberdade, Jardim da Paz e São Jerônimo. Serão nebulizadas 113 quadras, cerca de 5 mil imóveis.

A coordenadora do PMCD, Selma Coelho, comentou que a região composta por esses bairros contabiliza 22 dos 87 casos positivos de dengue em Americana. “A escolha por esses bairros é devido à quantidade de casos e o nível de transmissão. Orientamos os moradores a permitirem a nebulização nas residências e que estejam atentos aos criadouros. Muitas vezes, realizamos remoção de criadouros e cerca de 15 dias após, há presença de recipientes propícios a proliferação novamente”, ressaltou Selma. A expectativa é que cesse a transmissão da dengue nesses locais.

Ações contínuas

Independente de força-tarefa, o Programa de Controle da Dengue tem diariamente percorrido os bairros da cidade que possuem casos positivos. As ações contam com visitas domiciliares, a pontos estratégicos, nebulização, orientações e remoção de criadouros. Só em 2014, 800 quilos criadouros do mosquito da dengue foram removidos das residências da região do Parque da Liberdade.

“Neste sábado, dia 15 de fevereiro, estaremos no Jardim da Paz, São Jerônimo e Parque da Liberdade removendo criadouros. Pedimos à população que colabore com ação deixando os agentes entrarem nas residências”, informou Selma.

A coordenadora disse que a maior dificuldade encontrada pelo PMCD está relacionada às casas fechadas. “Mesmo retornando aos sábados, há um grande número de imóveis fechados, com isso dificulta uma ação efetiva de controle do mosquito”.

A Secretaria de Saúde reforça que é necessário que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito da dengue. É preciso estar alerta em relação aos pratos das plantas e aos materiais inservíveis como latas, baldes e garrafas. Os moradores que identificarem criadouros devem entrar em contato com o SAC da Prefeitura através do telefone 3475-9024 para que o setor acione o Programa Municipal de Controle da Dengue.

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br