Fim da 2ª Etapa Nacional confirma dois atletas da APC no Mundial de Natação

Nossa atleta Edênia Garcia no final de uma de suas provas. Durante a 2ª Etapa, a Edênia alcançou quatro recordes e o índice para o Mundial. (Foto: Casa Mustache Filmes)

Edênia Garcia e Ítalo Gomes alcançaram índice para a competição que acontece em setembro, na Cidade do México

 

 

A 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa movimentou o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no último final de semana. Com nove atletas da natação e nove no atletismo, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) voltou para casa com um total de 26 medalhas, quatro recordes e dois índices para o Mundial de Natação.

 

O maior número de condecorações veio das piscinas: cinco ouros, sete pratas e três bronzes, além dos quatro recordes – três Brasileiros e um das Américas – de Edênia Garcia, confirmando índice para o Mundial de Natação. Com dois ouros (100m costas e 50m livre) e uma prata (100m livre), Ítalo Gomes também alcançou o índice para o Mundial.

 

“Essa foi uma etapa muito importante para a consolidação da preparação dos atletas neste ano de 2017, com a Edênia Garcia e o Ítalo Gomes garantindo o índice para participação no Mundial do México. Tivemos ainda melhora de 90% dos tempos em relação à primeira fase do Circuito, com excelentes marcas pessoais e quebra de recordes. Além disso, todos tiveram grande evolução na parte física e também na parte técnica. Agora é ajustar os detalhes e retomar a preparação para a terceira etapa do circuito”, analisa o treinador da natação, Ricardo Gazzaneo.

 

Com o fim recente do Mundial de Atletismo em Londres, as provas do atletismo foram marcadas pelo elevado nível técnico. E, de acordo com o técnico Fábio Breda, mesmo com clima desfavorável, a equipe da APC se portou bem e conseguiu bons resultados: foram 11 pódios em 13 provas. Das cinco medalhas de ouro, duas vieram com Alan Fontelles (100m e 200m), duas com Verônica Hipólito (100m e 200m) e uma com Kelly Malaquias (dardo).

 

“Como destaques, temos Alan Fonteles na categoria T43 e Verônica Hipólito na T38. Retomando sua melhor forma física, os resultados do atleta nesta 2ª Etapa o levaram à quarta colocação no ranking mundial 2017. E a Verônica segue se recuperando após uma cirurgia e também tem melhorado seus resultados; os dois ouros nesta etapa fizeram com que ela passasse a ocupar a quinta colocação no ranking mundial, se aproximando cada vez mais da sua melhor condição física”, resume Breda.

 

O próximo compromisso da APC é em outubro, na 3ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa. Antes disso, porém, a entidade torce por seus representantes – Edênia Garcia e Ítalo Gomes – no Campeonato Mundial de Natação, que acontece de 29 de setembro a 07 de outubro, na Cidade do México.

 

As duas modalidades atendidas pela entidade recebem apoio da Prefeitura Municipal de Campinas através do FIEC (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas). Os atletas da natação, porém, fazem parte ainda do projeto Centro de Treinamento Paralímpico: Natação Fase II, produzido pela 3S Projetos e realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que propicia aos contemplados todo o aparato necessário para um treinamento de excelência, oferecendo a melhor infraestrutura e um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados. Patrocinado pelas empresas Cateno, Grupo Balminas e Perfetti van Melle, e apoiado pelo SESI e Prefeitura Municipal de Campinas, o projeto tem como embaixador o multicampeão Clodoaldo Silva.