Férias de julho: GBTOURS dá dicas para viajar de carro com as crianças

Aumenta número de pessoas que devem viajar nos próximos meses

 

As férias de julho estão chegando. Os pais já começam a pensar na estratégia e logística da viagem em família, principalmente quem tem filhos pequenos. “Muitas pessoas procuram pelos nossos pacotes e já destacam a preocupação de viajar com as crianças, desde o deslocamento até as acomodações”, afirma a gerente de vendas da GBTOURS, Patrícia Van Ostaede.

 

Para os próximos meses, a intenção de usar o automóvel nas viagens do brasileiro cresceu, segundo sondagem do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas. O levantamento aponta que 21,5% dos entrevistados pretendem viajar este ano, aumento de 15% desde 2016. Entre os pesquisados, 28,6% devem usar o carro em suas próximas viagens, crescimento de 47% em relação ao ano passado.

 

Pensando neste público, a GBTOURS oferece pacotes de diversão e hospedagem para diversos destinos. E mais: preparou um guia com dicas para aproveitar toda a viagem, desde a hora que sai de casa até quando voltar. “Nas férias, tudo deve ser diversão do começo ao fim. Veja”.

 

1. Faça malas práticas

Fazer as malas é um desafio. Quem viaja em família tem que levar muitos itens (brinquedos, carrinhos, mamadeiras, fraldas, produtos de higiene, remédios) e ainda precisa de mãos livres para carregar as crianças.

 

“O truque é fazer uma mala pequena e levar kits à parte”, adianta Patrícia. “Para decidir o que levar, coloque tudo em cima da cama e depois reduza pela metade”, recomenda ela.

 

Para facilitar, outra maneira de pensar nas peças é separar trajes por dia, repetindo peças-chaves ou criar uma situação imaginária. “Nela, você imagina que sua bagagem não chegou ao destino e é preciso comprar somente o necessário para passar alguns dias. E aí você pega os trajes pensando apenas nisso”.

 

 

2. Leve kits estratégicos

Produtos de higiene, remédios e brinquedos para distração das crianças devem ser transportados em pequenos kits, separadamente, para facilitar o uso durante a viagem.

 

“Leve em conta a distância do trajeto e o local para onde vai viajar na hora de montar”, avisa Patrícia. Em geral, fraldas, lenços umedecidos, pomadas para assaduras, repelente, protetor solar, termômetro, antitérmico e remédio para enjoos não podem faltar. 

 

“Tablets, DVDs, revistinhas, livros ou jogos de preferência dos filhos devem ter um lugar dentro do carro para ajudar a entreter e divertir o caminho inteiro”, recomenda.

 

Por fim, a especialista também aconselha a levar uma troca de roupa à mão, água e frutas. “Sede e fome irritam as crianças. É legal levar algo para lanches rápidos no intervalo das refeições. Mas, incidentes acontecem e fica fácil trocar uma peça de roupa rapidinho, mesmo com o carro em movimento”.

 

3. Cuidado com a segurança

O item segurança é fundamental para qualquer viagem. As crianças requerem uma atenção especial. Os pais devem estar atentos com a colocação adequada e o modelo correto da cadeirinha para a idade dos filhos, bem como o uso certo do cinto de segurança.

 

“Manter as crianças calmas e entretidas durante a viagem evita estresses que podem interferir na dirigibilidade do motorista. Por isso, cuidar dos detalhes também implica na segurança da viagem”, ressalta ela.

 

4. Faça paradas e não tenha pressa

Crianças e bebês ficam estressados quando permanecem muito tempo dentro do carro. Acostumados com as correrias do dia a dia, os adultos esquecem que é hora de colocar o pé no freio e esquecer a pressa.

 

“Quando preparar o seu passeio, programe a saída, o tempo de duração e paradas no trajeto, pois os pequenos se cansam de ficar muito tempo na mesma posição, se estressam e tumultuam a viagem. Lembre-se de que nas férias, a pressa desestabiliza o lazer”.

 

Patrícia ainda destaca que não se preocupar com horário e aproveitar cada segundo para brincar e conversar com a família é tão prazeroso quanto a viagem em si.

 

5. Planeje o retorno

O fim das férias é um momento de tristeza para todo mundo, principalmente para as crianças. Após vários dias reunida para diversão, a família se prepara para se separar. “Deixar se levar por esse sentimento pode comprometer toda a alegria da viagem. A dica é programar o retorno para não ficar com essa sensação ruim”, comenta a gerente.

 

Ela sugere que a volta da viagem aconteça antes do fim das férias, para pais e filhos ainda desfrutarem de mais alguns dias juntos. “Fazer um álbum com fotos impressas prolonga a euforia dos momentos vividos por mais algum tempo e dormir todos juntos por mais duas ou três noites diminui a ansiedade pela separação”, finaliza.

 

 

Sobre a GBTOURS

A GBTOURS é uma agência com 20 anos de atuação no mercado de turismo nacional e internacional. Atua nos segmentos de viagens corporativas, intercâmbio cultural, programas de educação executiva e viagens a lazer. Tem unidades em Campinas e Belo Horizonte.

Telefones (31) 3296-2567 e (19) 3515-8033
contato@gbtours.com.br