Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Feira Cultural na Emefei “Profª Maria Regina” celebra os 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste

O Bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste é o tema da Feira Cultural da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Maria Regina Barbosa Carpim”. A unidade do Jardim Europa realiza o evento nesta sexta-feira (21), reunindo 760 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental que estudam em período regular. A escola estará aberta ao público entre 10h30 e 15h30.

Quem passar pela unidade poderá apreciar maquetes, cartazes, fotografias, montagens com recicláveis, atividades escritas, além de réplicas de papelão em miniatura do foguete do “Parquinho do Panambi” e do primeiro carro fabricado no Brasil, o Romi-Isetta.

Cada turma ficou responsável por trabalhar um tema relacionado à história da cidade. As crianças do Jardim I e II trabalharam com os temas “Parque Panambi” e “Estação Ferroviária”. Os 1ºs anos, galeria de fotos e bandeiras e também “Estação Ferroviária”. Já os 2ºs anos produziram sobre as “Usinas de Santa Bárbara” e “Igreja Matriz”. Os 3ºs anos com a “Romi Isetta” e os 4ºs anos com a história do “União Barbarense”. A história da fundadora Dona Margarida da Graça Martins ficou com os 5ºs anos, que também fizeram um Varal da História. Na disciplina de Educação Física, o tema foi “O esporte na cidade – Atletas em Destaque”. Professores e demais profissionais se uniram para homenagear a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

“A história de Santa Bárbara d’Oeste é um dos temas abordados em sala de aula, seguindo um planejamento adotado junto ao prefeito Denis Andia. Além de toda dinâmica e aprendizagem envolvidas na pesquisa e criação, os estudantes têm a oportunidade de conhecer melhor o Município, pois o tema é rico culturalmente, o que contribui para valorização da história e também desperta o interesse para novos saberes”, comentou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Bicentenário

O bicentenário de Santa Bárbara também foi tema do Desfile Cívico de 7 de Setembro, onde escolas e grupos se apresentaram na Nova Avenida Corifeu de Azevedo Marques, homenageando personalidades da história do Município. Na abertura da Semana da Pátria, no começo do mês, as escolas municipais montaram um mosaico com a arte dos alunos, formando o número 200. A Prefeitura segue um calendário especial durante todo o ano com diversas comemorações e programações especiais em alusão aos dois séculos da cidade, que serão completados no dia 4 de dezembro.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br