24Horas Saúde

Exército Brasileiro auxiliará no combate à dengue na Zona Leste de SBO


Militares reforçam as ações dos agentes de saúde no combate ao mosquito em S. Bárbara

 

O Exército Brasileiro auxiliará agentes de saúde municipais de Santa Bárbara d’Oeste no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Serão 380 militares do 28º Batalhão de Infantaria Leve de Campinas que farão ação de conscientização com panfletagem e informações casa a casa e retirada de criadouros em bairros da Zona Leste da cidade. Essa ação é complementar às demais feitas ininterruptamente durante todo o ano, que resultou na redução de 35% dos casos de dengue em 2015 em Santa Bárbara d’Oeste.

 

“Além dos esforços ininterruptos de toda a equipe de combate a endemias da Secretaria, atendendo o pedido do prefeito Denis Andia, é muito importante podermos contar com a ajuda de outras instituições, como é o caso do Exército Brasileiro. Por se tratar de uma instituição de grande respeito e prestígio, com certeza a população verá com ótimos olhos a participação do exército na guerra contra o mosquito Aedes aegypti em Santa Bárbara d’Oeste. Agradecemos grandemente ao comando do 28º Batalhão pela ação de apoio ao nosso Município”, comentou o secretário de Saúde, Dreison Iatarola.

 

Segundo o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Xura Visockas, os militares irão reforçar as ações dos agentes de saúde de alguns municípios no combate ao mosquito. “A vinda do Exército foi acordada a convite do Capitão Figueiredo e Major Campos do Exército Brasileiro – 28º Batalhão de Infantaria Leve de Campinas. Em reunião realizada no neste mês foram acordadas as áreas prioritárias a serem trabalhadas, bem como o efetivo oferecido ao Município, reforçando nossas ações feitas durante todo o ano sem interrupção”, concluiu.  “No dia 30 de janeiro foi feito no “1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti” na área central e imediações. Iremos agora para a Zona Leste”, complementou Visockas.

 

A ação será realizada em duas etapas. Neste sábado (13), das 13 às 17 horas, os membros do Exército e equipe técnica da Prefeitura realização ação de conscientização com panfletagem e informações casa a casa nos bairros Jardim Pérola, Jardim Esmeralda e Cidade Nova. De 15 a 19 deste mês haverá ação de retirada de criadouros nos mesmos bairros. No dia 15, será das 8 às 12 horas, e nos dias 16 a 19, das 13 às 17 horas.

 

AÇÕES – A Prefeitura segue diariamente ações de controle do vetor realizadas pelos agentes de controle de endemias, como as visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, bloqueio, controle e retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população.

 

MUTIRÃO NA ÁREA CENTRAL – A Praça Coronel Luiz Alves (Central) e as ruas do entorno receberam a atuação de mais de 80 profissionais no “1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti” – realizado no dia 30 de janeiro. Além das visitas e orientações, o público teve à disposição diversas barracas na Praça, que apresentaram informações sobre o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Também foram expostos criadouros do mosquito, realizadas atividades lúdicas de conscientização sobre o tema, como pintura facial e brincadeiras.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br