24Horas Santa Bárbara d´Oeste

ESTIAGEM: DAE define ações emergenciais para combater desperdícios de água.

Foto: Um dos pontos de nascente da represa Areia Branca

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste vai intensificar o combate ao desperdício da água diante deste período crítico de estiagem, situação que já preocupa dirigentes da autarquia barbarense em função do baixo nível dos mananciais apresentados até agora – queda de 42% na capacidade hídrica entre as três represas. Orientações de economia à população, agilidade nas manutenções em redes de água pelo DAE e uma rígida fiscalização em adulterações de hidrômetros e em ligações clandestinas, são algumas das medidas decididas em reunião, realizada na manhã de hoje(18), entre diretoria e funcionários.

Lavar calçadas e veículos com a mangueira é a medida considerada mais abusiva neste período da crise hídrica. Diante disso, fiscais e funcionários do DAE que atuam nas ruas estarão abordando os consumidores que forem flagrados nesta prática, de início apenas com orientações, uma posterior aplicação de multa está sendo estudada pela administração, para isso será necessário a criação de lei. Nestes casos a população pode ajudar com denúncias através dos fones: 0800-770-3459 ou 3459-5910, o anonimato da ligação será preservado.

As ações compreendem a distribuição de cartazes com o tema “Água – Combate ao Desperdício”, que serão distribuídos em vários pontos de grande fluxo de pessoas, e folders que serão distribuídos de casa em casa com dicas de economia; será reforçada a fiscalização para detectar hidrômetros adulterados e ligações clandestinas; palestras sobre o tema nas escolas públicas e privadas serão agendadas, além de outras inciativas em estudos.

“Nosso objetivo é conscientizar toda a população barbarense para a importância de se fazer o uso racional da água. Estamos passando por um período jamais visto em Santa Bárbara d’Oeste, aliás, em todo o estado, e precisamos urgentemente combater o nosso maior inimigo, o desperdício da água”, comentou o engenheiro do DAE e responsável pelo recurso hídrico no município, Carlos Augusto dos Santos.

O diretor-superintendente interino da autarquia, Roberto Corlatti, espera que a adesão a essa campanha de economia da água seja produtiva. “O DAE estará fazendo de tudo para juntos, população e administração, colaborarmos para que não haja a necessidade de tomar medidas mais rígidas, e assim preservar nosso bem mais precioso, a água”, disse.

 

Comunicação Social – DAE/SBO

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br