Estação Cultural realiza a 4ª edição da Estação Artesanal e show do Duo Vipi

Estação Cultural da Fundação Romi fomenta a economia criativa no município e região.

Que tal um sábado diferente que envolva arte, cultura e gastronomia? E se nele também tivesse capoeira, exposição, música e dança de rua? Pois esse dia será o próximo 25 de março, a partir das 10 horas, com entrada franca, na Estação Cultural da Fundação Romi, onde acontecerá a 4ª edição da feira Estação Artesanal. Cerâmica, crochê, bordado, sabonetes, pedrarias, patchwork, MDF, bambu, doces, salgados, quadros e decorações, dentre outros artesanatos, estarão à disposição do público em mais uma edição deste evento cuja proposta é somar talentos dos trabalhadores manuais em uma feira de arte, cultura e gastronomia. Ao todo, serão 53 expositores.

Sérgio Fronza é artesão de Santa Bárbara d’Oeste, proprietário do empreendimento Mãos de Anjo Mimos com arte, e participa pela segunda vez da feira. Fronza destaca o quanto é fundamental o trabalho de fomentar economia criativa, algo que a Fundação Romi faz através da Estação Artesanal. “É importante a realização da feira porque se o artesão não tiver espaço, não mostra seu trabalho. A Estação Artesanal se tornou uma vitrine para nós”, afirma o artista.

Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um. Os artesãos dessa edição foram selecionados através do EDITAL EC0001/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS PRIMEIRA EDIÇÃO DA ESTAÇÃO ARTESANAL DE 2017, publicado pela Fundação Romi, em janeiro deste ano.

A Estação Artesanal ainda terá apresentação musical do Duo Vipi, dos músicos Thiago Lourenço (piano) e Guilherme Vieira Alves (violão), de Campinas e com repertório de Música Instrumental Brasileira com forte influência do Jazz, além do público presente poder conferir e participar das aulas abertas das oficinas de capoeira, com o contramestre Motta, hip hop, com o grupo Six Stepcrew, e K-POP, com o ICON-E.

A professora Erika Fernanda Amaral, que faz trabalho em feltro e mora em Piracicaba, comenta sobre a expectativa em participar pela primeira vez da feira. “Captar clientes, divulgar o trabalho, mostrar o artesanato feito, pois há empenho e técnica, enfim, é uma grande oportunidade. Adoro esse misto de cultura, além da realização do intercâmbio de conhecimento e também poder conhecer pessoas novas e fazer amizades”, fala a artesã.

A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.

Programação*
10h00: Abertura da Estação Artesanal
11h00: Aula aberta da Oficina de Capoeira
13h00: Aula aberta da Oficina de Hip Hop

14h00: Espetáculo musical com Duo Vipi
15h00: Aula aberta da Oficina de K-Pop

*programação sujeita a alteração.

Comentários