24Horas RMC

Enriquecimento alimentar: sorvetes são servidos no Zoo Americana

O Zoo Americana – Parque Ecológico “Cid Almeida Franco” – realiza durante a estação de verão um enriquecimento alimentar com os animais do parque. Para driblar o calor, sorvetes de frutas e de carnes com sangue são servidos para diversas espécies. O objetivo do enriquecimento é manter a temperatura do animal, não deixando que o calor a aumente, sem gerar um stress térmico.

 

DSC_0101Segundo a bióloga do parque, Silvia Machado, este já é um trabalho natural feito pelo parque durante todo o ano. “O enriquecimento alimentar é uma maneira utilizada para refrescá-los que, assim como nós, eles também sofrem constantemente com as altas temperaturas. Tudo é feito para aliviar o stress comum de cativeiro e proporcionar melhor bem estar ao animal”.

Hoje, 12/02, o enriquecimento foi feito com os sagüis-preto-de-mão-dourada, sagüis-tufos-pretos, sagüis-tufos-brancos, jabutitinga, jabutipiranga, cágado-de-barbicha, muçuã, leões e tigres. Para os sagüis, por exemplo, foram dadas frutas picadas com água de coco e congeladas num pequeno copo e penduradas nas árvores; para os jabutis, um comedouro foi preparado com frutas e água de coco e servido no local e, para os felinos, os picolés foram preparados em uma garrafa pet, com sangue e carne.

 

DSC_0115Segundo o veterinário do zoo, Everton dos Santos, os animais em cativeiro são limitados e a prática de enriquecimento diminui o stress. “O stress térmico pode causar diversos problemas para a saúde como problemas respiratórios e de pele. Esse enriquecimento melhora a saúde de todos, além de mantê-los entretidos, saindo da rotina.

 

O Zoo Americana está localizado na Avenida Brasil, 2525 – Jardim Ipiranga – e funciona de terça a domingo, das 8 às 17 horas, com entrada franca. Outras informações, www.parque.americana.sp.gov.br.

 

Enriquecimento

Outras atividades são realizadas durante o ano, como a inclusão de brinquedos nos recintos; dificultar o encontro de alimentos é uma delas. Também no calor é proporcionada chuva artificial, com esguichos de água para os animais se refrescarem. Os psitacídeos, por exemplo, acabam mergulhando dentro dos locais com água para se refrescarem.

 

 

 

Fotos: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br