Engenho Central é palco para apresentações do 12º Fentepira

A programação é gratuita

O Engenho Central será palco até o dia 12/11, das apresentações que fazem parte da programação do 12º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira). As atividades que tiveram início no último 24, seguem com espetáculos, peças teatrais e residências artísticas. O festival têm caráter pedagógico e consiste em analisar os espetáculos da mostra principal – 24ª Mostra de Teatro Estudantil, grande fomentadora das artes cênicas entre crianças e adolescentes de Piracicaba e região.

O Fentepira tem como objetivo a formação de plateias, o estímulo à troca de ideias e o fomento dos grupos locais.

De acordo com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, apesar do valor reduzido, as atividades deste ano foram programadas com muita criatividade. “Conseguimos oferecer ações artísticas de qualidade, voltadas à formação dos nossos artistas e assim, ampliar o seu conhecimento e preparo”, comenta.

Na quarta-feira (08), às 14 e às 20h, acontece a Mostra Estudantil. A partir das 19h, os interessados poderão participar da residência artística – troca de experiências sobre imersão ao teatro da crueldade, musicalidade criativa, interpretação para cinema, bioenergética no trabalho corporal e a preparação do ator.

No dia 09, a programação conta com a Mostra Estudantil, às 14h e residência artística às 19h. Dia 10 é a vez da peça teatral “A terceira margem do rio”, que acontece às 20h, com o grupo Letras de Rosas. Às 18h, o espetáculo é por conta da Cia Balanganda com “Alice no País das Maravilhas”.

No sábado (11) a Cia Cena apresenta a peça “O gato preto”, às 20h. Dia 12 para encerrar o Festival Nacional de Teatro, a Cia Le Plat Du Jour apresenta o espetáculo “Peter Pan e Wendy”, às 16h.

O festival é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação cultural e Turismo (SemacTur). A organização é da W Cultural que conta com os parceiros Sesc, Senac, Poiesis, Ponto de Cultura Garapa, Apite!, ComCult, Floreia!, Espaço de Arte, ArcelorMittal, Secretaria Municipal de Educação, veículos de comunicação da cidade, Centro de Comunicação Social da Prefeitura, Rádio Educativa FM, entre outros.

MOSTRA – A inclusão da 24ª Mostra Estudantil no Fentepira ocorreu por meio da lei 7.941/2014, com o propósito de difundir e promover o gosto teatral entre os estudantes e desenvolver a formação de público. Os espetáculos são de autoria de grupos de teatro de escolas públicas, privadas ou de entidades do Estado de São Paulo.

SERVIÇO – 12º Festival Nacional de Teatro. Dias 06, 07, 08, 09, 11 e 12/11, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Entrada gratuita.

Programação:

08/11, às 14h e às 20h – Mostra Estudantil

Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central

08/11, às 19h – Residência Artística

Local: Galpão Movimentação Cultural/sala de ensaio – Engenho Central

09/11, às 14h e às 20h – Mostra Estudantil

Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central

09/11, às 19h – Residência Artística

Local: Galpão Movimentação Cultural/sala de ensaio – Engenho Central

10/11, às 20h – Peça teatral “A terceira margem do rio”

Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central

10/11, às 18h – Espetáculo de rua “Alice no país das maravilhas”

Local: Praça José Bonifácio, Centro

11/11, às 20h – Peça teatral “O gato preto”

Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central

12/11, às 16h – Peça teatral “Peter Pan e Wendy”

Local: Teatro Erotides de Campos – Engenho Central