24Horas Empregos RMC

Em um ano, varejo da região fecha 704 postos de trabalho

Dados consolidados pela FecomercioSP mostram queda no emprego formal nas três cidades da base do Sincomercio

 

O comércio varejista da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) fechou 704 postos de trabalho entre maio de 2015 e abril deste ano, segundo levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Apenas três setores tiveram aumento na mão-de-obra.

 

A PESP (Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo), realizada mensalmente pela FecomercioSP com base em dados do Ministério do Trabalho, teve sua última atualização em abril, e mostra que, naquele mês, somente o varejo Nova Odessa teve aumento nos postos de trabalho (13). Americana e Santa Bárbara perderam, respectivamente, 31 e 5 vagas – saldo regional negativo de 23.

 

Setores

Os segmentos que mais fecharam postos de trabalho em 12 meses foram Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados e Materiais de Construção – 420 e 297 vagas a menos, respectivamente. Por outro lado, os únicos setores com saldo positivo foram Supermercados (abertura de 335 postos de trabalho), Farmácias e Perfumarias (39) e Autopeças e Acessórios (31).

 

Quadrimestre

Observando os números nestes primeiros quatro meses nos municípios pertencentes à base representativa do Sincomercio, verifica-se que não há geração de vagas no varejo de nenhuma das três cidades. Entre janeiro e abril deste ano, foram fechados 214 postos de trabalho, com saldo negativo em todos os municípios.

 

Tabelas

 

ABRIL/2016

tabela de emprego abril

ACUMULADO NO ANO DE 2016 (JANEIRO A ABRIL)

Tabela de emprego janeiro abril

 

ACUMULADO EM 12 MESES (MAIO/2015 A ABRIL/2016)

tabela emprego 12 meses

 

 

Sincomercio

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br