Dr. José questiona Prefeitura sobre interrupção de testes ergométricos no município


O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de requerimento de informações protocolado nesta quinta-feira (19), questiona a Administração Municipal a respeito do equipamento utilizado para a realização de testes ergométricos (teste de esforço) em pacientes da rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar recebeu reclamações de munícipes sobre a falta de realização de exames de testes ergométricos (esteira) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Antes dos questionamentos, Dr. José ressalta que o teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite avaliar também o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e sua aptidão física. “O teste ergométrico é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras. Na maioria dos casos, esse exame é feito com esteira rolante, e pode ser parte integrante de outros exames, como a cintilografia de perfusão miocárdica com esforço físico, ecocardiograma de estresse e ergoespirometria (teste cardiopulmonar)”, explicou.

No pedido de informações, o vereador questiona se é verdadeira a informação de que a Secretaria Municipal de Saúde não vem realizando os testes ergométricos em pacientes do SUS e, em caso de resposta afirmativa, qual é o motivo que impede a realização desses exames. O parlamentar também pergunta desde quando a Secretaria de Saúde não vem agendando os testes ergométricos e o número de pacientes que deixaram de ser atendidos nesse período. Por fim, o vereador indaga a quantidade de pacientes que aguardam por esse exame na fila de espera e qual é a estimativa de prazo para a solução desse problema.