Diretor do PAT comenta sobre exigências para vagas de emprego

Em todo anúncio de vaga de emprego é possível encontrar algumas exigências para ocupar o cargo. Esses requisitos variam muito de empresa para empresa, mas o que realmente incomoda os candidatos, principalmente os que buscam o 1º emprego, é a experiência exigida. Segundo Rogério Oliveira, diretor do PAT Capivari, esse quesito pode ser preenchido no currículo de outra maneira.

 

Oliveira comenta que muitas pessoas fazem atividades voluntárias, bicos, serviços autônomos e outros serviços que podem contar como experiência informal. “Uma pessoa que ajuda num comércio da família, por exemplo, pode colocar essa experiência no currículo. Ela deve deixar claro que não é um emprego, mas que ela sabe desempenhar determinadas funções”, afirma. Rogério explica que tudo que se aprender nessas atividades, se transformam em conhecimento para o resto da vida.

 

Outro fator que pode contar como experiência, é a realização de estágio ou horas complementares para cursos técnicos e superiores. O diretor conta que muita gente esquece de colocar essa informação no currículo, o que pode atrapalhar o candidato no processo de seleção para a vaga. Rogério reforça que é importante ter um currículo com informações verdadeiras, limpo e com dados pessoais atualizados. Ele também frisa a importância de deixar claro as experiências informais e o cargo pretendido.

 

Por fim, Rogério recomenda que as pessoas entreguem seus currículos pessoalmente nas empresas que desejam trabalhar, preferencialmente no departamento responsável pela contratação, evitando que o documento seja extraviado.

 

De acordo com Vitão, secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, essas e outras dicas são passadas no Time do Emprego. Ele afirma que, por conta disso, muita gente acaba conseguindo emprego. “As pessoas apreendem muitas coisas no Time do Emprego, arrumam o currículo e conseguem se recolocar no mercado de trabalho. As dicas são extremamente válidas”, conta. Em Capivari, a cada dois participantes quem fazem o Time do Emprego, um consegue emprego antes de terminar o curso.

 

Comentários